Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14682
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SílviadaCunhaOliveira.pdf1,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Dimensionamento de um sistema de reciclagem de óleo de fritura para produção de sabão e resinas poliméricas
Autor(es): Oliveira, Sílvia da Cunha
Orientador(es): Silva, Fábio Moreira da
Assunto: Óleos de fritura
Óleos e gorduras alimentícias
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Sabão - produção
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 20-Set-2016
Referência: OLIVEIRA, Sílvia da Cunha. Dimensionamento de um sistema de reciclagem de óleo de fritura para produção de sabão e resinas poliméricas. 2015. 86 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Química Tecnológica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Os óleos residuais de fritura fazem parte do cotidiano da população brasileira e causam danos ao meio ambiente, a curto, médio e longo prazo, quando descartados de maneira incorreta (tais como pias, vasos sanitários, solo e galerias pluviais). A reciclagem do óleo vegetal usado ainda necessita de uma política adequada quanto à coleta e utilização do resíduo, tendo em vista que o volume descartado anualmente no Brasil ainda é muito grande em relação ao seu consumo. No Distrito Federal, não é diferente do resto do país e existem poucas iniciativas de reciclagem. Durante a realização deste trabalho, verificou-se por meio de visita técnica e através do levantamento bibliográfico realizado que não existe uma infraestrutura adequada para a realização da reciclagem dos resíduos de óleo vegetal de estabelecimentos comerciais e domésticos. Entretanto, há diversas alternativas de reutilização desse óleo e obtenção de produtos derivados, necessitando de uma política pública concreta de reciclagem. No presente trabalho foi realizado o dimensionamento de um sistema de reciclagem de óleos residuais do processo de fritura para uma pequena indústria de sabão e resinas poliméricas, sem fazer uma abordagem da viabilidade econômica do processo. Inicialmente, considerando-se que a coleta de óleo residual é razoável na região, estimou-se uma capacidade de processamento de 900 litros de óleo residual por dia, durante 3 dias de operação para a produção de sabão, alternada com o processamento de 300 litros diários para fabricação de resina polimérica, em 17 dias de operação. A partir disso, estimaram-se as quantidades de óleo residual a serem recebidas para posterior processamento, trabalhando-se com uma capacidade de armazenagem de 10.000 litros. Dessa forma, realizou-se o dimensionamento dos equipamentos envolvidos no recebimento e processamento do óleo residual. Considerando-se que para a produção de sabão e resina polimérica não é necessário realizar a secagem do óleo, o tratamento do óleo recebido envolveu apenas a separação de sólidos por peneiramento e filtração em filtro prensa. O processo de produção de sabão foi dimensionado para operar em temperatura de 70 a 90 °C, utilizando-se três reatores agitados, à pressão atmosférica e com volume de 200 litros cada um. Já a produção da resina polimérica foi dimensionada para operar em temperatura de cerca de 300 °C utilizando os mesmos reatores de 200 litros em sistema com atmosfera inerte, sem agitação e com condensação de voláteis. A seleção das bombas para movimentação do óleo no processo foi realizada de acordo com as demandas estimadas em cada etapa, utilizando-se uma bomba de cavidade progressiva e duas bombas de engrenagens externas para este fim.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015.
Aparece na Coleção:Química Tecnológica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons