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dc.contributor.advisorRossato, Maristela-
dc.contributor.authorMoure, Óscar Curros-
dc.identifier.citationMOURE, Óscar Curros. Escolarização da capoeira como indutora da educação em e para os direitos humanos. 2015. 55 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Programa de Pós-Graduação Latu Sensu, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente projeto de pesquisa-intervenção visa estimular os docentes de capoeira a promoverem a escolarização da mesma como indutora da educação em e para os direitos humanos. Desenvolve-se por meio de técnicas qualitativas, com envolvimento dos docentes, para empoderá-los como agentes de mudança. Considera-se que a capoeira, usada como instrumento incentivador da educação em e para os direitos humanos, tem potencial para contribuir à promoção da equidade de gênero, o desenvolvimento da cidadania planetária e a realização de projetos de pesquisa-intervenção. Diante desse potencial de transformação, a escola, que historicamente apresentou resistência à capoeira, vai deixando entrar essa prática em seus espaços. Em muitos casos, como atividade extracurricular, ou de forma indireta, mas abrindo brechas que podem ser aproveitadas pelos docentes de capoeira para incentivar sua inserção nos planos político-pedagógicos das escolas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEscolarização da capoeira como indutora da educação em e para os direitos humanospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2016-09-08T11:32:16Z-
dc.date.available2016-09-08T11:32:16Z-
dc.date.submitted2015-12-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14509-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectEducação e diversidadept_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.description.abstract2El presente proyecto de investigación-intervención tiene por objetivo estimular a los docentes de capoeira a que promuevan la escolarización de la misma, como inductora de la educación en y para los derechos humanos. Se desarrolla por medio de técnicas cualitativas, que involucran a los docentes, para empoderarlos como agentes de cambio. Se considera que la capoeira, usada como instrumento incentivador de la educación en y para para los derechos humanos, tienen potencial para contribuir a la promoción de la equidad de género, el desarrollo de la ciudadanía planetaria y la realización de proyectos de investigación-intervención. Ante este potencial de transformación, la escuela, que históricamente presentó resistencia a la capoeira, va dejando entrar esa práctica en sus espacios. En muchos casos, como actividad extracurricular, o de forma indirecta, pero abriendo brechas que los docentes pueden aprovechar para incentivar su inserción en los planes político-pedagógicos de las escuelas.pt_BR
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