Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14462
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DeboraFreitasdeFariasdaSilva_tcc.pdf564,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os direitos humanos como ferramenta de inclusão de pessoas com deficiência no contexto escolar : o esboço de propostas construídas por educadores
Autor(es): Silva, Débora Freitas de Farias da
Orientador(es): Teles, Stela Martins
Assunto: Inclusão escolar
Pessoas com deficiência - educação
Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação especial
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 2-Set-2016
Referência: SILVA, Débora Freitas de Farias da. Os direitos humanos como ferramenta de inclusão de pessoas com deficiência no contexto escolar: o esboço de propostas construídas por educadores. 2015. 33 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Utilizando como base o tema inclusão de alunos com necessidades especiais, o presente trabalho tem como principal objetivo descrever e analisar os desafios e problemas estruturais físicos e pedagógicos que necessitam de soluções para o eficaz atendimento em uma escola pública de ensino do DF aos alunos com necessidades especiais. Da mesma forma, analisar desafios que as famílias têm de superar para ter seus dependentes atendidos. Analisou-se o conceito de diversidade no contexto educacional, considerando os direitos humanos, o processo de inclusão de pessoas com deficiência na vida social, no Brasil, a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar e como a Secretaria de Educação do Distrito Federal está organizada para receber alunos com necessidades especiais. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista pessoal com quatro educadores de uma escola pública do Distrito Federal, com a finalidade de descrever a realidade daquela instituição no que diz respeito à inclusão e prática pedagógica. Após a coleta das informações, analisou-se as respostas, que foram separadas em categorias, de acordo com o que foi constatado de maior relevância, pelos entrevistados. Em sequência, foram sugeridas propostas de melhoria das situações observadas pelos educadores. As ações interventivas do presente estudo permitirão às pessoas responsáveis pelo ensino especial no DF, utilizar-se das categorias listadas, além de observar as lacunas existentes na prestação do serviço educacional, para melhorar a qualidade do mesmo, considerando a estrutura física das escolas, cursos de capacitação de formação profissional voltados ao ensino especial e melhor uso dos materiais destinados a este segmento.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons