Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14459
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EllenCristinadaSilvaSoares_tcc.pdf356,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Quebrando barreiras : resgatando a identidade do negro na escola
Autor(es): Soares, Ellen Cristina Da Silva
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Inclusão escolar
Diversidade na escola
Negros - educação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 2-Set-2016
Referência: SOARES, Ellen Cristina Da Silva. Quebrando barreiras: resgatando a identidade do negro na escola. 2015. 26 f. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A escola é uma instituição formada por sujeitos concretos e que se estabelecem em um cotidiano escolar com histórias e culturas distintas. Inserir a escola no contexto da diversidade, inclusão e cidadania e ensinar aos alunos os princípios éticos do indivíduo. Deve-se romper o silêncio das culturas segregacionistas que cercam os alunos negros no contexto escolar. O Projeto Quebrando Barreiras foi apresentado e analisado em uma escola da Rede Pública do Distrito Federal, o trabalho foi desenvolvido na perspectiva da pesquisa qualitativa e foi fundamentado na possibilidade de investigação e construção da identidade do negro na escola. A cada dia um novo desafio a ser enfrentado no que se refere a conscientização sobre a diversidade, a formação e mediação aos professores da escola, a busca de soluções com relação a participação da família na escola. O projeto evidenciou as inúmeras possibilidades da coletividade entre espaços de diálogo e equidade o que favoreceu uma prática pedagógica inclusiva.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons