Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14452
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VanessaAlvesdeAndradedeSouza_tcc.pdf4,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas racistas no ambiente escolar : desconstruindo preconceitos e discriminações através do reconhecimento das diferenças
Autor(es): Souza, Vanessa Alves de Andrade de
Orientador(es): Santos, Larissa Medeiros Marinho dos
Assunto: Ambiente de sala de aula
Preconceitos e antipatias
Discriminação na educação
Diversidade na escola
Racismo
Data de apresentação: 14-Nov-2015
Data de publicação: 1-Set-2016
Referência: SOUZA, Vanessa Alves de Andrade de. Práticas racistas no ambiente escolar: desconstruindo preconceitos e discriminações através do reconhecimento das diferenças. 2015. 89 f., il. Monografia (Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos no Contexto da Diversidade Cultural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente projeto de intervenção foi elaborado tendo como questão norteadora, as práticas racistas que acontecem no ambiente escolar. O ponto de partida que instigou o desenvolvimento da ação pedagógica descrita nesse projeto, foi um grupo de crianças que se tornou alvo de discriminação e preconceito racial em uma escola pública de Brasiléia – Acre em 2013, após um fenômeno até então inédito para os moradores da cidade: a permanência por tempo indeterminado de grande número de imigrantes haitianos no município após sua entrada no país. Com base neste cenário, foi elaborado material didático utilizando a proposta de alfabetização e letramento. O projeto foi desenvolvido em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental na mesma escola onde se evidenciou as práticas racistas relatadas. Toda intervenção foi norteada por trabalhos de autores e especialistas em educação que abordam a temática em questão, pois o objetivo principal desse projeto foi pensar possibilidades pedagógicas para desconstruir o preconceito e a discriminação racial através do reconhecimento das diferenças. Por isso, em sua essência, esse trabalho possuiu a intenção de propor a inserção do tema abordado no contexto habitual dos alunos através de um trabalho de longo prazo e de forma preventiva, para além de ações pontuais com dia e hora para início e fim.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Curso de Especialização em Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural, 2015.
Aparece na Coleção:Educação em e para os Direitos Humanos, no contexto da Diversidade Cultural



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons