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Título: Estudo do desgaste de componentes de sistemas de amarração de plataformas offshore
Autor(es): Silva, Narciane Lorena Muniz da
Orientador(es): Doca, Thiago de Carvalho Rodrigues
Assunto: Plataformas de perfuração
Resistência de materiais
Materiais - fadiga
Data de apresentação: 22-Jun-2016
Data de publicação: 29-Ago-2016
Referência: SILVA, Narciane Lorena Muniz da. Estudo do desgaste de componentes de sistemas de amarração de plataformas offshore. 2016. x, 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A exploração de petróleo em águas ultra profundas apresenta muitos desafios tecnológicos. Em operações offshore os elementos de amarração desempenham um papel fundamental, pois eles são responsáveis pela comunicação entre a plataforma e o leito marinho. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é analisar a região de contato entre os componentes de amarração, identificando os esforços envolvidos e o nível de desgaste para o caso onde há atrito e o material ainda se encontra no regime elástico através de simulações numéricas utilizando o pacote comercial de análise numérica ABAQUS. Do ponto de vista metodológico, os resultados numéricos obtidos para as variáveis de contato são comparados com a solução analítica provida pela teoria de Hertz. Para estimar o tempo de vida dentro do regime elástico e obter volume de desgaste abrasivo utiliza-se a formulação clássica de Archard e o método da energia dissipada. A partir dos resultados obtidos, verifica-se o impacto do aumento da carga no tempo de vida dos componentes.
Abstract: The exploration of oil in utra deep water locations has many technological challenges. Mooring components play a fundamental role in offshore operations, because they are responsible for the restraint of the platform on the seabed. In this context, the objective of this work is to analyze the contact mechanics of mooring components, identifying the loading conditions and the wear levels while considering the influence of friction and avoiding plastic strains with the commercial package for numerical analysis ABAQUS. Regarding the methodology, the numerical results are compared to the problem’s analytical solution provided by the Hertz formulae. To estimate the lifetime on the elastic regime and the corresponding wear volume for the case of abrasive wear were used the classical approach of Archard and the Dissipated Energy method. Based on the work’s results is possible to verify the impact of an increase in the workload on the lifetime of components.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2016.
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