Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1435
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_BrunoMoreiraVieiraChaves.pdf296,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A visão de docentes de instituições de ensino superior do setor privado quanto às relações de trabalho
Autor(es): Chaves, Bruno Moreira Vieira
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Professores universitários
Psicodinâmica do trabalho
Satisfação no trabalho
Universidades e faculdades particulares
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 4-Fev-2011
Referência: CHAVES, Bruno Moreira Vieira. A visão de docentes de instituições de ensino superior do setor privado quanto às relações de trabalho. 2008. 53 f. Monografia (Especialização em Gestão de Pessoas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O presente estudo objetivou identificar e analisar a visão de docentes de instituições de ensino superior do setor privado quanto às relações de trabalho. Os temas abordados foram: o mundo contemporâneo do trabalho, o sentido do trabalho, a caracterização do gerencialismo em instituições de ensino superior particular, e prazer e sofrimento no trabalho. A população foi constituída por quatro professores dos cursos de Administração, Biologia e Medicina Veterinária. Destes, dois foram do sexo masculino e dois do feminino. Todos os sujeitos possuíam mestrado e apresentavam mais de cinco anos em docência. As abordagens utilizadas foram a sociologia clínica e a psicodinâmica do trabalho. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas de 11 questões, fundamentadas no discurso organizacional de gestão de pessoas, gerencialismo acadêmico, comercialização do ensino, dentre outros tópicos, que integram a prática docente do atual modelo de ensino superior do setor privado. Utilizou-se um gravador de voz cujo objetivo era a transcrição literal das opiniões. A partir da análise dos discursos dos sujeitos, obtiveram-se quatro categorias: os resultados, à luz da Análise de Conteúdo, demonstraram uma mudança nas relações profissionais entre professores e instituições de ensino superior do setor privado; a ausência de reconhecimento profissional; a comercialização do ensino, servidão ao sistema de controle; e a comercialização da avaliação como instrumento coercitivo, vivência de prazer e sofrimento, sedução, fascinação, ensino, entre outras. Recomenda-se mais estudos para investigar as relações profissionais entre professores e instituições de ensino do setor privado e outros fatores que possam estar influenciando essa relação.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.1435
Aparece na Coleção:Gestão de Pessoas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.