Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/14182
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariliaGuimaraesdePaivaSoares.pdf3,39 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorÁvila, Mário Lúcio de-
dc.contributor.authorSoares, Marília Guimarães de Paiva-
dc.identifier.citationSOARES, Marília Guimarães de Paiva. Discutindo a dimensão ambiental na gestão de cooperativas de agricultura familiar: elaboração de um guia orientador. 2015. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Curso de Gestão Ambiental, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA identificação de uma lacuna de materiais formativos para as cooperativas da agricultura familiar atendidas pelo Programa Mais Gestão, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) junto às Organizações Econômicas da Agricultura Familiar (OEAF´s) foi o ponto de partida deste trabalho. Um material educativo, com orientações claras e significativas para as cooperativas de produtores da agricultura familiar, representa um aspecto importante para o desenvolvimento das atividades comerciais destas organizações frente ao meio ambiente e o desenvolvimento rural. O objetivo, portanto, foi elaborar um guia orientador, visando um processo de comunicação que fosse acessível aos produtores organizados em cooperativas e associações de agricultores familiares. As etapas de elaboração do guia orientador consistiram na identificação das demandas das cooperativas, seleção dos temas mais citados pelos entrevistados para a revisão e aprofundamento teórico e elaboração do guia propriamente dito. Utilizou-se de um questionário de múltipla escolha para o levantamento das demandas e o índice de resposta foi de 22% das cooperativas. O conteúdo do guia orientador foi elaborado com bases científicas, porém com uma linguagem acessível ao público alvo. Três temas foram abordados: marketing ambiental para cooperativas de agricultura familiar, produção orgânica e água e solo: uso e conservação. A elaboração do produto final foi feito mediante assessoria de um profissional da área gráfica. Este guia orientador traz ideias para auxiliar as práticas produtivas dos cooperados, ajudando a produzir, respeitando e conservando a natureza de modo integrado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiscutindo a dimensão ambiental na gestão de cooperativas de agricultura familiar : elaboração de um guia orientadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2016-08-18T14:09:23Z-
dc.date.available2016-08-18T14:09:23Z-
dc.date.submitted2015-12-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/14182-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectProdutores ruraispt_BR
dc.subjectCooperativas agrícolaspt_BR
dc.description.abstract1The identification of a lack of training materials for the cooperatives of family farms served by the Programa Mais Gestão program, developed by the MDA (Ministry of Agrarian Development) with the OEAF (Organizações Econômicas da Agricultura Familiar) was the starting point of this work. An educational material, with reliable and meaningful guidelines for cooperatives of family farmers, is an important aspect for the development of business activities of these organizations towards the environment and rural development. The goal, therefore, was to prepare a booklet, aimed at an effective communication process with farmers organized in cooperatives and farmers associations. The elaboration stages of the booklet consisted in identifying the demands of the cooperatives, selection of the topics mentioned by respondents to the review and theoretical deepening and development of proper booklet. We used a multiple choice questionnaire to survey the demands and the response rate was 22% of the cooperatives. The content of the booklet was prepared on scientific basis, but with a language accessible to the target audience. Three themes were discussed: marketing and environmental responsibility, conservation of soil and water in an integrated way and all with collective approaches and organic production. The preparation of the final product was made by advice of a graphical expert. This booklet brings ideas to assist the productive practices of the cooperative, helping to produce respecting and conserving nature in an integrated way.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons