Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13941
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VictorHugoTavaresDaier.pdf927,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fluxogramas de processos e falhas de produção : um quase-experimento em uma empresa do setor de alimentos
Autor(es): Daier, Victor Hugo Tavares
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Gestão de processos
Pequenas e médias empresas
Fluxogramas
Data de apresentação: 22-Jun-2016
Data de publicação: 2-Ago-2016
Referência: DAIER, Victor Hugo Tavares. Fluxogramas de processos e falhas de produção: um quase-experimento em uma empresa do setor de alimentos. 2016. 68 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As ferramentas de gestão da qualidade, por se tratarem de técnicas que possibilitam melhorias no desempenho dos processos de trabalho, têm sido muito utilizadas na gestão dos processos em grandes organizações. Ferramentas como o fluxograma, largamente utilizado na gestão de grandes empresas, não são utilizadas com a mesma frequência em pequenas empresas por acreditarem que se trata de técnicas válidas apenas em grandes organizações. Dessa forma, o objetivo da presente pesquisa foi verificar a influência do uso de um fluxograma na ocorrência de falhas em um processo produtivo, no âmbito de uma empresa de pequeno porte do setor de alimentos do Distrito Federal. Para atingir esse objetivo, foi realizado um quaseexperimento em uma empresa de pequeno porte, atuante no ramo de fast-foods. O quase-experimento consistiu na implantação de um fluxograma de um processo produtivo, cujos efeitos foram verificados através da análise quantitativa da ocorrência de falhas antes e depois da intervenção, seguida de entrevistas com os executores do processo. A pesquisa revelou que o número de falhas diminuiu após a implantação da ferramenta, porém, as entrevistas indicaram que não houve influência significativa do fluxograma em si, mas uma influência gerada pelo contexto de supervisão mais intensa gerada pelas etapas da pesquisa no ambiente da empresa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons