Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13916
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GiulianoBritoZanardi.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Obtenção e aplicação de carvão ativado com biofilme para remoção de corantes de efluentes têxteis
Autor(es): Zanardi, Giuliano Brito
Orientador(es): Mendonça, Andressa Regina Vasques
Coorientador(es): Campos, Tatiana Amabile de
Assunto: Carvão - análise
Carvão ativado
Adsorção
Corantes
Bioadsorção
Biofilmes
Indústria têxtil
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 29-Jul-2016
Referência: ZANARDI, Giuliano Brito. Obtenção e aplicação de carvão ativado com biofilme para remoção de corantes de efluentes têxteis. 2015. xi, 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Tecnológica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O jatobá (Hymenaea courbaril) é uma árvore nativa da região do cerrado, e seus insumos, como madeira e fruto, possuem várias aplicações, mas as cascas ainda são consideradas como resíduo. Visando sustentabilidade e redução de resíduos, esse trabalho teve como objetivo reutilizar essas cascas na forma de um biofiltro de carvão ativado. Para isso, as cascas foram pirolisadas a 700°C por uma hora, para a produção do carvão, em seguida testes de adsorção foram realizados. Para melhorar o processo de remoção de corante da solução, foi cultivado um biofilme na superfície desse carvão. Os microrganismos auxiliam na remoção, degradando o corante presente no meio. Os resultados de remoção foram comparados utilizando-se duas colunas, uma preenchida com o material adsorvente e outra com o bioadsorvente. A coluna com bioadsorvente apresentou uma capacidade de remoção de corante de 2,39 % a 20,51 % a mais quando comparada à coluna contendo somente carvão ativado sem a presença do biofilme.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015.
Aparece na Coleção:Química Tecnológica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons