Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13838
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MayaraBezerradeAlbergaria.pdf277,73 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Caracterização das principais dificuldades de aprendizagem em Química de alunos da 1° série do ensino médio
Autor(es): Albergaria, Mayara Bezerra de
Orientador(es): Paiva, Olgamir Amância Ferreira de
Assunto: Química - estudo e ensino
Experimentação
Aprendizagem - dificuldades
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 26-Jul-2016
Referência: ALBERGARIA, Mayara Bezerra de. Caracterização das principais dificuldades de aprendizagem em Química de alunos da 1° série do ensino médio. 2015. [14] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: O ensino de química cada dia se aproxima mais do modelo tradicional de se passar o conteúdo, que é na decoração de fórmulas, conceitos, símbolos, o que acaba desmotivando o aluno e fazendo com que cada vez mais o número de dificuldades em aprender o conteúdo cresça. Daí surge a importância de relacionar o que se aprende dentro de sala de aula com o cotidiano vivido pelos alunos, só assim eles conseguem associar a informação que o professor pretende passar com o seu dia a dia, dando oportunidade dos mesmos questionarem, refletirem e até mesmo entenderem a importância de estudar a química. Este estudo pretende identificar as principais dificuldades que os alunos do primeiro ano do ensino médio encontram em aprender química, avaliar de que forma os recursos e métodos utilizados pelos professores auxiliam ou dificultam essa aprendizagem e baseado nos dados coletados através de uma entrevista sugerir métodos de experimentação para aprimorar os conhecimentos dos alunos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons