Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/13385
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ValdirFernandesdaCunha.pdf2,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogos no ensino de química para a educação do campo : projeto de um bingo para abordar a tabela periódica
Autor(es): Cunha, Valdir Fernandes da
Orientador(es): Rodrigues, Priscilla Coppola de Souza
Assunto: Jogos educativos
Química - estudo e ensino
Educação do campo
Data de apresentação: 13-Nov-2015
Data de publicação: 15-Jun-2016
Referência: CUNHA, Valdir Fernandes da. Jogos no ensino de química para a educação do campo : projeto de um bingo para abordar a tabela periódica. 2015. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: O trabalho foi desenvolvido no estudo relacionado ao uso de jogos didáticos no ensino de Química para a Educação do Campo, na perspectiva da produção de um jogo de bingo que aborde a tabela periódica. Visto que muitas pesquisas mostram a importância que têm os jogos no ensino de Química. Os materiais didáticos, em geral, não possuem vínculos com a realidade e principalmente quando se trata da Educação do Campo, uma vez que os programas educacionais não se preocupam com esta questão? Que é de suma importância para o processo de ensinoaprendizagem, visto que a partir desse vínculo com as especificidades da comunidade em que estão inseridos é que o aprendizado pode tomar uma dimensão mais ampla. Nesse contexto, o levantamento bibliográfico aqui apresentado aborda a função dos jogos didáticos no ensino de Química, com o objetivo de elaborar um bingo a respeito da tabela periódica para a prática em sala de aula dos professores da comunidade. Os resultados indicaram que o jogo de bingo realizado em sala de aula no ensino de Química, faz com que os educandos interessem mais pela disciplina com maior compreensão da tabela periódica, desenvolvendo o raciocínio lógico e compreendendo os elementos químicos. Onde o educando se envolve mais com maior participação na aula, fazendo parte da construção do conhecimento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons