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Título: A licenciatura em educação do campo e a formação do professor de língua portuguesa
Autor(es): Fernandes, Cátia Regina Rosa
Orientador(es): Rocha, Eliene Novaes
Assunto: Professores - formação
Práticas pedagógicas
Língua portuguesa - estudo e ensino
Educação do campo
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 19-Mai-2016
Referência: FERNANDES, Cátia Regina Rosa. A licenciatura em educação do campo e a formação do professor de língua portuguesa. 2015. 69 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2015.
Resumo: As questões que envolvem a atuação e a prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa, sem dúvida interferem na aprendizagem dos alunos, especialmente ao ensino da língua materna. Considerando este fato, o nosso objetivo foi analisar, através da pesquisa qualitativa, como a atuação e prática pedagógica do professor de língua portuguesa ocorrem nas salas de aula das turmas do 5º ao 7º do Ensino Fundamental da Escola Estadual Calunga III, na comunidade quilombola Kalunga-Ema, no município de Teresina de Goiás. Além disso, procurou-se identificar as contribuições da Licenciatura em Educação do Campo na formação dos professores de língua portuguesa, uma vez que, este visa contribuir na formação específica por área de habilitação em Linguagens e Códigos, fazendo uma relação da teoria a serviço da prática. Assim, os dados foram coletados a partir das observações em sala de aula, e entrevistas por meio de questionários aplicados aos alunos e aos professores que ministram aulas de língua portuguesa. A pesquisa foi baseada nos estudos de Antunes (2014), Bagno (2008), Soares (2006), Bortoni-Ricardo (2005) entre outros. De acordo com essa pesquisa, entendemos que a atuação e prática do professor de língua portuguesa da Escola Estadual Calunga III, constitui-se de práticas tradicionalistas norteadas pelo Currículo Referência, onde o ensino de língua portuguesa apresenta-se em lacunas devido à ausência de uma formação na área de língua portuguesa. Portanto, entendemos que a LEDOC contribui na formação do professor de língua portuguesa, na medida em que o habilita na formação especifica na área de linguagem, compreendendo assim, que um professor de língua portuguesa é mediador do conhecimento do aluno, respeitando sua oralidade, saberes, fazeres, cultura e identidade. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The issues involving the performance and the pedagogical practice of the teacher of Portuguese Language undoubtedly interfere with student learning, especially to mother tongue education. Considering this fact, our objective was to analyze, through qualitative research, such as acting and teaching practice of the Portuguese language teacher occur in the classes of the 5th to 7th classrooms of Elementary Education of the State School Calunga III, the maroon community Kalunga -Ema in the city of Teresina de Goiás. In addition, it tried to identify the contributions of the Degree in Rural Education in the training of Portuguese language teachers, since this aims to contribute in specific training by field of study in Languages and codes, making a relationship of theory to practice service. Thus, data were collected from observations in the classroom, and interviews through questionnaires given to students and teachers who teach Portuguese language classes. The research was based on studies of Antunes (2014), Bagno (2008), Soarres (2006), Bortoni-Ricardo (2005) and others. According to this research, we understand that the role and practice of Portuguese-speaking professor at the State School Calunga III, consists of traditionalist practices guided by the Curriculum Reference, where the Portuguese language teaching comes in gaps due to the absence of training in the Portuguese language area. Therefore, we believe that LEDOC contributes to the training of the Portuguese language teacher, in that it enables the training specifies the language area, thus comprising a teacher of Portuguese language is a mediator of knowledge of the student, respecting their speaking skills, knowledge, doings, culture and identity.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2015.
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