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dc.contributor.advisorAndrade, Michelle-
dc.contributor.authorLemos, Ribamar Barbosa-
dc.identifier.citationLEMOS, Ribamar Barbosa. Avalição geométrica do traçado proposto para o trem urbano entre Brasília e as cidades do Entorno Sul. 2014. 161 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.en
dc.description.abstractO Eixo Sul que fica no Entorno da Capital Federal é uma região que sofre constantemente de desigualdades sociais e sendo Brasília, um polo atrativo de oferta de empregos e de maiores investimentos em estudos e em saúde, acaba se tornando o caminho diário para essa população que busca melhores condições de vida. Um dos problemas principais para as pessoas que moram em Luziânia, Valparaíso e Cidade Ocidental, é a locomoção para chegar ao Plano Piloto. Essa população depende de um transporte público de baixa qualidade e obsoleto, o que resulta em tempos de viagem na ordem de duas a três horas diárias. Em busca de uma solução para tal problema, foi criada a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (a SUDECO), no qual busca implantar um meio de transporte de passageiros na linha férrea que passa as cidades do Eixo Sul à Brasília e que atualmente transporta exclusivamente carga. Nesse contexto, o seguinte projeto propõe realizar a avaliação geométrica do trecho ferroviário que viabilize a operação de um Trem Urbano Elétrico (TUE). O trabalho será executado de acordo com as Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR’s) e pelo Plano de Transportes e Mobilidade Urbana do DF (PDTU/DF) com o intuito de encontrar a melhor proposta de traçado de um sistema de trem de passageiros para essa população. _________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe South axis which lies in the surrounding areas of the Distrito Federal is a region that suffers from social inequalities and constantly being Brasília, an attractive Polo job opportunities and greater investments in education and health, ends up becoming the daily path to this population seeking better living conditions. One of the main problems for people who live in Luziania, Valparaiso and Cidade Ocidental, is locomotion to reach the Plano Piloto. This population depends on public transport of low quality and outdated, resulting in travel times on the order of two to three hours daily. In search of a solution to this problem was created the Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), which seeks to implement a means of passenger transport on the railway line through the cities of the South Axis Brasilia and currently carries exclusively load. In this context, the following project proposes to perform the geometric evaluation of railway section that enables the operation of an Trem Urbano Elétrico (TUE). Work will be performed in accordance with the Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR's) and the Plano de Transportes e Mobilidade Urbana - DF (PDTU / DF) in order to find the best proposal outlined a system of passenger train for this population.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordTrens urbanos e metropolitanosen
dc.subject.keywordBrasília (DF) - transporte públicoen
dc.titleAvalição geométrica do traçado proposto para o trem urbano entre Brasília e as cidades do Entorno Sulen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-04-07T13:59:21Z-
dc.date.available2016-04-07T13:59:21Z-
dc.date.issued2016-04-07T13:59:21Z-
dc.date.submitted2014-08-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/12798-
dc.language.isoPortuguêsen
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