Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12783
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaJoseRibeirodeSouza.pdf657,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação infantil e contação de histórias : a visão e o papel dos professores nesse contexto
Autor(es): Souza, Maria José Ribeiro de
Orientador(es): Schneider, Magalis Bésser Dorneles
Assunto: Educação de crianças
Crianças - livros e leitura
Contação de histórias
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Abr-2016
Referência: SOUZA, Maria José Ribeiro de. Educação infantil e contação de histórias: a visão e o papel dos professores nesse contexto. 2015. 42 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2015.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo observar como a prática da contação de histórias vem sendo inserida no cotidiano escolar para servir como instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem. O estudo busca verificar quais recursos podem ser utilizados para despertar no aluno o interesse de ser ouvinte destas histórias e quais são as dificuldades encontradas pelos professores na hora de inserir a pratica de contar histórias como técnica pedagógica.A pesquisa foi realizada em uma escola filantrópica de educação infantil, na cidade de Goiás, onde foi observado através do estágio, a prática docente de uma professora na arte de contar histórias e a metodologia utilizada na coleta de dados foi estudo de caso com entrevistas realizadas com a professora e diretora da unidade escolar.O estudo mostrou que a pratica de contar histórias é muito importante para motivar o aprendizado das crianças, despertar a imaginação, desenvolver a leitura, a escrita e o vocabulário das crianças, por isso a necessidade de inserir no cotidiano escolar a pratica de contação de histórias como instrumento que contribui não somente como suporte para a aprendizagem, mas para a formação da criança como ser pensante consciente do seu papel na sociedade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons