Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12781
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SandraDiasSantosRangel.pdf18,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A gestão democrática na educação e seus desafios : verificação da gestão de uma escola pública municipal
Autor(es): Rangel, Sandra Dias Santos
Orientador(es): Schneider, Magalis Bésser Dorneles
Assunto: Educação
Gestão escolar democrática
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 6-Abr-2016
Referência: RANGEL, Sandra Dias Santos. A gestão democrática na educação e seus desafios: verificação da gestão de uma escola pública municipal. 2015. 79 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2015.
Resumo: A gestão escolar brasileira passou por muitas modificações no decorrer do tempo. Atualmente, as escolas públicas são orientadas a realizarem a gestão democrática. Porém, na prática existem vários desafios para se concretizar a gestão democrática na escola. Diante da necessidade de conhecer e explorar a gestão escolar brasileira, a presente pesquisa visa analisar a gestão da Escola Municipal Sebastiana Sardinha da Costa, situada no município de Itapirapuã, em Goiás. Para isto, será realizada uma pesquisa analítica e reflexiva sobre o tema, buscando o histórico da gestão escolar no Brasil, destacando as modificações ocorridas na administração escolar, e o surgimento da gestão democrática. Serão abordadas as principais características da gestão escolar democrática, principalmente a criação do Projeto Político Pedagógico. A pesquisa também apontará as dificuldades encontradas pelos gestores ao realizar uma gestão democrática. Em seguida, serão apresentados dados de uma pesquisa de campo feita através de questionário realizado na comunidade escolar. Nota-se a importância da gestão democrática para o ensino, e que seus benefícios vão além dos portões da escola, abrangendo toda a comunidade escolar. Através da pesquisa foi possível constatar que a escola utilizada como campo de pesquisa realiza a gestão democrática, o que se verificou através dos questionários aplicados na comunidade escolar e da análise do Projeto Político Pedagógico da escola.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons