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https://bdm.unb.br/handle/10483/12781
Título: | A gestão democrática na educação e seus desafios : verificação da gestão de uma escola pública municipal |
Autor(es): | Rangel, Sandra Dias Santos |
Orientador(es): | Schneider, Magalis Bésser Dorneles |
Assunto: | Educação Gestão escolar democrática |
Data de apresentação: | Dez-2015 |
Data de publicação: | 6-Abr-2016 |
Referência: | RANGEL, Sandra Dias Santos. A gestão democrática na educação e seus desafios: verificação da gestão de uma escola pública municipal. 2015. 79 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiás-GO, 2015. |
Resumo: | A gestão escolar brasileira passou por muitas modificações no decorrer do tempo.
Atualmente, as escolas públicas são orientadas a realizarem a gestão democrática. Porém, na
prática existem vários desafios para se concretizar a gestão democrática na escola. Diante da
necessidade de conhecer e explorar a gestão escolar brasileira, a presente pesquisa visa
analisar a gestão da Escola Municipal Sebastiana Sardinha da Costa, situada no município de
Itapirapuã, em Goiás. Para isto, será realizada uma pesquisa analítica e reflexiva sobre o tema,
buscando o histórico da gestão escolar no Brasil, destacando as modificações ocorridas na
administração escolar, e o surgimento da gestão democrática. Serão abordadas as principais
características da gestão escolar democrática, principalmente a criação do Projeto Político
Pedagógico. A pesquisa também apontará as dificuldades encontradas pelos gestores ao
realizar uma gestão democrática. Em seguida, serão apresentados dados de uma pesquisa de
campo feita através de questionário realizado na comunidade escolar. Nota-se a importância
da gestão democrática para o ensino, e que seus benefícios vão além dos portões da escola,
abrangendo toda a comunidade escolar. Através da pesquisa foi possível constatar que a
escola utilizada como campo de pesquisa realiza a gestão democrática, o que se verificou
através dos questionários aplicados na comunidade escolar e da análise do Projeto Político
Pedagógico da escola. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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