Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12741
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuizMarcelSilvadeMello.pdf4,5 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de demanda para implantação de corredor de BRT no Eixo Norte de Brasília a partir de métodos sintéticos
Autor(es): Mello, Luiz Marcel Silva de
Orientador(es): Gonzales Taco, Pastor Willy
Assunto: Ônibus - linhas
Distrito Federal (DF) - transporte público
Data de apresentação: 10-Dez-2015
Data de publicação: 4-Abr-2016
Referência: MELLO, Luiz Marcel Silva de. Estudo de demanda para implantação de corredor de BRT no Eixo Norte de Brasília a partir de métodos sintéticos. 2015. viii, 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O modelo planetário das regiões administrativas, com Brasília no centro do contexto do Distrito Federal, provoca um efeito pendular radial do tráfego que resulta em uma ineficiente mobilidade. A população sai das cidades satélites e demais regiões com direção ao centro pelo período da manhã e retorna ao final da tarde. Como solução a esse aspecto, o BRT é um sistema de transporte de ônibus de alta qualidade que realiza mobilidade urbana rápida, de rede flexível, eficiente e integrada. Este trabalho visa a modelagem de demanda através de um processo sintetizado para planejamento de transportes públicos para a implantação de corredores de ônibus no contexto do Eixo Norte de Brasília. Essa metodologia consiste no levantamento e aplicação do cadastro técnico municipal de uso do solo e domicílio com as taxas de viagem ITE para obtenção da produção de viagens dos pólos geradores residenciais. A caracterização e delimitação da área de estudo, Eixo Norte, escolhida nesse processo, é definida pelo Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal e Entorno (PDTU/DF).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons