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https://bdm.unb.br/handle/10483/12741
Título: | Estudo de demanda para implantação de corredor de BRT no Eixo Norte de Brasília a partir de métodos sintéticos |
Autor(es): | Mello, Luiz Marcel Silva de |
Orientador(es): | Gonzales Taco, Pastor Willy |
Assunto: | Ônibus - linhas Distrito Federal (DF) - transporte público |
Data de apresentação: | 10-Dez-2015 |
Data de publicação: | 4-Abr-2016 |
Referência: | MELLO, Luiz Marcel Silva de. Estudo de demanda para implantação de corredor de BRT no Eixo Norte de Brasília a partir de métodos sintéticos. 2015. viii, 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O modelo planetário das regiões administrativas, com Brasília no centro do contexto do Distrito Federal, provoca um efeito pendular radial do tráfego que resulta em uma ineficiente
mobilidade. A população sai das cidades satélites e demais regiões com direção ao centro pelo
período da manhã e retorna ao final da tarde. Como solução a esse aspecto, o BRT é um sistema de transporte de ônibus de alta qualidade que realiza mobilidade urbana rápida, de rede flexível, eficiente e integrada. Este trabalho visa a modelagem de demanda através de um processo sintetizado para planejamento de transportes públicos para a implantação de
corredores de ônibus no contexto do Eixo Norte de Brasília. Essa metodologia consiste no levantamento e aplicação do cadastro técnico municipal de uso do solo e domicílio com as
taxas de viagem ITE para obtenção da produção de viagens dos pólos geradores residenciais.
A caracterização e delimitação da área de estudo, Eixo Norte, escolhida nesse processo, é definida pelo Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal e Entorno (PDTU/DF). |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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