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Título: Sistemas de controle de percolação em maciços permeáveis, com ênfase em soluções de jet grouting
Autor(es): Góis, Felipe Marçal Barbosa de Melo
Orientador(es): Assis, André Pacheco de
Assunto: Barragens
Barragens de hidrelétricas
Jet grouting
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 18-Mar-2016
Referência: GÓIS, Felipe Marçal Barbosa de Melo. Sistemas de controle de percolação em maciços permeáveis, com ênfase em soluções de jet grouting. 2015. xvi, 104 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O cenário das hidrelétricas brasileiras passou por grandes mudanças nas duas últimas décadas. Entre elas, observou-se a nítida transição dos empreendimentos hidrelétricos do Sudeste para outras regiões do Brasil, como o Norte e o Centro-Oeste. Estas mudanças têm tornado os novos aproveitamentos cada vez mais desafiadores, tanto pela crescente exigência em relação à questão socioambiental, quanto pela busca por obras cada vez mais baratas e eficientes. Dentre os inúmeros fatores que influenciam os projetos de barragens nestas regiões, destaca-se a análise da percolação através do maciço compactado e da fundação, já que a presença de camadas aluvionares espessas e rochas permeáveis são bastante comuns. Com a experiência acumulada ao passar dos anos, encontram-se disponíveis inúmeros métodos para o controle do fluxo de água através das barragens. Porém, em diversas situações, as soluções mais convencionais não se enquadram a geologia do local de forma adequada, o que abre espaço para sistemas mais novos e inovadores tecnicamente, como o jet grouting. Estas soluções ainda são restritas no mercado brasileiro principalmente devido ao conhecimento técnico insuficiente acerca destas soluções. Neste sentido, este trabalho visa agregar conhecimento a respeito das soluções em jet grouting e detalhar suas características principais, bem como suas vantagens e desvantagens em relação as outras soluções mais clássicas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
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