Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IuriRibeiroNobre.pdf434,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O mercado acionário brasileiro precifica os níveis diferenciados de governança corporativa?
Autor(es): Nobre, Iuri Ribeiro
Orientador(es): Medeiros, Otávio Ribeiro de
Assunto: Mercado acionário brasileiro
Governança corporativa
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: NOBRE, Iuri Ribeiro. O mercado acionário brasileiro precifica os níveis diferenciados de governança corporativa? 2015. 33 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar se o mercado acionário brasileiro precifica favoravelmente a participação das empresas em níveis diferenciados de governança corporativa. Foram utilizadas 146 empresas listada na Bovespa e taxa mensal da Selic durante 60 meses. A metodologia utiliza regressão linear com o CAPM (Capital Asset Pricing Model) com a inclusão de variáveis dummy para captar o impacto da governança especial no retorno exigido e consequentemente no custo de capital próprio das empresas. A análise dos resultados empíricos indica que o retorno exigido pelo mercado/custo de capital próprio das empresas participantes de níveis diferenciados de governança corporativa aufere um prêmio negativo, o que impacta positivamente o preço de suas ações, o que equivale dizer que o mercado acionário brasileiro precifica favoravelmente os níveis diferenciados de governança corporativa, sinalizando eficiência de mercado na forma semiforte.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons