Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12358
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PedroHenriqueTeixeiradeAndrade.pdf759,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Polo Industrial de Manaus : análise dos benefícios econômicos regionais em relação ao gasto tributário
Autor(es): Andrade, Pedro Henrique Teixeira de
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Incentivos fiscais
Polo Industrial de Manaus
Polo Industrial de Manaus - gastos tributários
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Mar-2016
Referência: ANDRADE, Pedro Henrique Teixeira de. Polo Industrial de Manaus: análise dos benefícios econômicos regionais em relação ao gasto tributário. 2015. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo verificar se os gastos tributários com a implementação e manutenção do Polo Industrial de Manaus refletiram efetivamente em desenvolvimento econômico para a região, verificando os aspectos econômicos e sociais. Para tanto, foram analisadas ao longo do período estudado as variáveis relativas ao gasto tributário parcial do programa para o país, o faturamento das indústrias instaladas, geração de empregos, faixa salarial dos funcionários, o PIB e o IDH na esfera nacional e municipal, e o crescimento econômico e social do município de Manaus. Foi apurado que o PIM apresenta valores superiores aos registrados na média nacional em itens como, crescimento industrial, faturamento e criação de postos de trabalho. Contudo, contatou-se que, além de constituir um alto custo para o Estado Brasileiro, a média salarial dos funcionários do Polo diminuiu ao longo dos anos e o IDH apurado no município de Manaus foi inferior ao da cidade de Belém, apesar de apresentar crescimento econômico substancialmente superior. Dessa forma, foi verificado com o estudo que o objetivo primário do PIM não foi alcançado completamente, pois apesar de gerar crescimento econômico na região de Manaus, não gerou proporcionalmente o desenvolvimento socioeconômico.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons