Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Farias, Márcio Muniz de | - |
dc.contributor.author | Silva, Camila Cândida da | - |
dc.contributor.author | Gomes, Juliana Frutuoso | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Camila Cândida da; GOMES, Juliana Frutuoso. Análise de desempenho funcional e mecânico do concreto asfáltico tipo Stone Matrix Asphalt (SMA) para pavimentos aeroportuários. 2015. x, 67 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015. | en |
dc.description.abstract | Ao longo dos anos, observa-se um aumento considerável na utilização do transporte aéreo em todo Brasil, com uma maior frequência nos voos e aeronaves cada vez mais pesadas, com maiores capacidades. Isso resulta numa maior solicitação nas pistas aeroportuárias, que precisam estar preparadas para essa nova realidade a fim de manter a qualidade de seu revestimento e garantir a segurança dos usuários. Nesse sentido, fazem-se necessárias atualizações no dimensionamento da estrutura do pavimento com o objetivo de melhorar seu desempenho funcional e estrutural. Uma das soluções que vem sendo estudadas é a substituição do revestimento asfáltico convencional, que é feito tradicionalmente em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). Uma tendência que se observa em vários países, é a substituição dessa mistura pelo SMA (Stone Matrix Asphalt), uma mistura asfáltica de revestimento usinada a quente que apresenta graduação descontínua, que tem apresentado bons resultados quanto à durabilidade, resistência a deformações permanentes, atrito superficial, entre outros. Seguindo essa tendência, o Aeroporto Internacional de Brasília, que atualmente é o segundo maior aeroporto do país em movimentação de passageiros, apresentou um projeto de reabilitação de uma de suas pistas de pouso e decolagem com o uso do SMA como revestimento. Com base nisso, o presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho no laboratório do SMA como revestimento asfáltico em pistas de aeroportos. Para isso, faz-se uma breve revisão bibliográfica acerca dos métodos de avaliação funcional de pavimentos aeroportuários e do histórico dessa mistura, incluindo sua aplicação em rodovias e aeroportos pelo mundo, bem como do método Superpave de dosagem. Além disso, são apresentadas a dosagem da mistura SMA e a metodologia utilizada para avaliação de seu desempenho mecânico e funcional, seguida pela análise de seus resultados. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Transporte aéreo | en |
dc.subject.keyword | Stone Matrix Asphalt (SMA) | en |
dc.subject.keyword | Pavimentos aeroportuários | en |
dc.title | Análise de desempenho funcional e mecânico do concreto asfáltico tipo Stone Matrix Asphalt (SMA) para pavimentos aeroportuários | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2016-03-16T18:45:00Z | - |
dc.date.available | 2016-03-16T18:45:00Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-16T18:45:00Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/12331 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.contributor.advisorco | Bastidas Martinez, Juan Gabriel | - |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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