Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12230
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LarissaRibeirodeMenezes.pdf136,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Substituição de CEO em empresas brasileiras : processo sistêmico ou aleatório?
Autor(es): Menezes, Larissa Ribeiro de
Assunto: Administração de empresas
Chief Executive Oficer (CEO)
Governança corporativa
Data de apresentação: 10-Dez-2013
Data de publicação: 4-Mar-2016
Referência: MENEZES, Larissa Ribeiro de. Substituição de CEO em empresas brasileiras: processo sistêmico ou aleatório? 2013. 21 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Governança Corporativa engloba um conjunto de práticas de controle e direção das companhias, qua auxiliam no bom desempenho da organização e no bom relacionamento entre as partes interessadas. Um de seus objetivo é delimitar o conflito de interesses entre acionistas e executivos, buscando harmonizar suas visões e atitudes. Dentro deste tema, está a importância do CEO para as empresas e de sua escolha ser feita conscientemente, com a preparação e o planejamento adequados, visto que este é um dos principais executivos da companhia. Por essa razão este estudo objetivou avaliar se as companhias brasileiras estão preparadas para uma substituição do seu CEO, possuindo um processo sistêmico para a sucessão deste. Com a finalidade de atingir o objetivo, utilizou-se a aplicação de questionário misto, com questões fechadas e uma questão aberta, para empresas que passaram por um processo de sucessão empresarial recentemente. Pôde-se observar que as empresas respondentes do questionário estavam preparadas para a substituição do CEO e passaram por longos processos de sucessão. Todas já possuiam possíveis candidatos para assumirem o cargo, sendo alguns de dentro da própria companhia. Porém, devido a restrições na amostra desta pesquisa, não se pode generalizar o resultado obtido.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons