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Título: Regulação contábil e seus reflexos no ensino da contabilidade : um estudo comparativo entre Brasil e Espanha
Autor(es): Queiroz, Ellen Cristine
Orientador(es): Botelho, Ducineli Régis
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS)
Data de apresentação: 27-Jun-2014
Data de publicação: 26-Fev-2016
Referência: QUEIROZ, Ellen Cristine. Regulação contábil e seus reflexos no ensino da contabilidade: um estudo comparativo entre Brasil e Espanha. 2014. 43 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar os reflexos da regulação contábil na educação da Contabilidade, sob o enfoque da convergência às Normas Internacionais de Contabilidade através de estudo comparativo entre Brasil e Espanha. Para isso foi feita uma pesquisa qualitativa a qual aborda a atual situação da regulação contábil de ambos os países, identifica e define os principais órgãos regulamentadores da contabilidade brasileira e espanhola, explana acerca do ensino superior da Contabilidade e seu atual cenário nesses países e demonstra e analisa as semelhanças e diferenças da regulação e da educação contábil entre os dois países escolhidos como objeto de estudo. Os resultados demonstram que em ambos os países, com intensa presença governamental e grande quantidade de leis na regulação contábil, as exigências legais direcionadas às empresas influem diretamente nos profissionais contábeis, formados em cursos superiores de Contabilidade. Além de demonstrar que a influencia norte-americana na contabilidade brasileira influenciou a forma como essa é vista, gerando uma especialização e direcionamento maiores na educação contábil, enquanto que na Espanha, a qual é dependente da União Europeia, o foco em contabilidade na educação superior financeira ainda é fraco. _____________________________________________________________________________ RESUMEN
El presente trabajo de investigación tiene el objetivo de analizar los reflejos de la regulación contable en la enseñanza de la Contabilidad, bajo el enfoque de la convergencia a las Normas Internacionales de Contabilidad, a través de estudio comparativo entre Brasil y España. Para ello, fue realizada una pesquisa cualitativa en la que se demuestra la situación actual de la regulación contable en esos países, identifica y define los principales órganos normalizadores de la contabilidad brasileña y española, describe respecto a la enseñanza superior de la Contabilidad y su situación actual en los dos países y enseña y analiza las similitudes y diferencias de la regulación y educación contable entre los países de estudio. Los resultados demuestran que en ambos los países, con intensa presencia gubernamental y gran cuantidad de leyes en la regulación contable, las exigencias legales direccionadas a las empresas influyen directamente en los profesionales contables, concluyentes de grados en Contabilidad. Además de demostrar que la influencia norteamericana en la Contabilidad brasileña influyó la manera como esa es vista, desarrollando una mayor especialización y direccionamiento en la educación contable, mientras que en España, que es dependiente de la Unión Europea, el enfoque en la contabilidad en la enseñanza superior financiera todavía es débil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2014.
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