Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11945
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JéssicaLetíciadeSouzadaSilva.pdf938,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Economia solidária como prática pedagógica : reflexões sobre a experiência pedagógica na comunidade do sol nascente
Autor(es): Silva, Jéssica Letícia de Souza da
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Economia solidária
Freire, Paulo, 1921-1997
Educação
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 12-Fev-2016
Referência: SILVA, Jéssica Letícia de Souza da. Economia solidária como prática pedagógica: reflexões sobre a experiência pedagógica na comunidade do sol nascente. 2015. 61 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, traz reflexões e relatos sobre a experiência pedagógica na comunidade do Sol Nascente, situado na cidade de Ceilândia no Distrito Federal. Busca-se de maneira reflexiva e por meio da experiência com a comunidade do Sol Nascente lançar um novo olhar sobre o papel do (a) pedagogo (a) em ambientes não escolares e direcionados para o trabalho. Partindo da prerrogativa de uma sociedade formulada nos preceitos da economia capitalista em que o modo de produção está pautado no capital humano, faz se primordial a conscientização e formação crítica dos (as) trabalhadores (as) excluídos pelo sistema econômico regente. A luz dos teóricos que desenvolvem a Economia Solidária como prática pedagógica e de teóricos conceituados da Educação, a exemplo Paulo Freire, traço reflexões sobre a prática experenciada e busco apresentar o (a) educador (a) como uma figura essencial para contribuir com o processo de transformação e emancipação dos (as) educandos (as), da comunidade e do empreendimento solidário, por meio dos quatro pilares da Economia Solidária (solidariedade, cooperação, autogestão e viabilidade econômica). Dessa maneira, o referido trabalho propõe a Economia Solidária como uma prática pedagógica e como uma possibilidade para a formação cooperativa e solidária, pois como Moacir Gadotti elucida a Economia Solidária é mais que um modo de produção, é um modo de vida.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons