Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11945
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JéssicaLetíciadeSouzadaSilva.pdf938,89 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Sônia Marise Salles-
dc.contributor.authorSilva, Jéssica Letícia de Souza da-
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Letícia de Souza da. Economia solidária como prática pedagógica: reflexões sobre a experiência pedagógica na comunidade do sol nascente. 2015. 61 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.en
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso, traz reflexões e relatos sobre a experiência pedagógica na comunidade do Sol Nascente, situado na cidade de Ceilândia no Distrito Federal. Busca-se de maneira reflexiva e por meio da experiência com a comunidade do Sol Nascente lançar um novo olhar sobre o papel do (a) pedagogo (a) em ambientes não escolares e direcionados para o trabalho. Partindo da prerrogativa de uma sociedade formulada nos preceitos da economia capitalista em que o modo de produção está pautado no capital humano, faz se primordial a conscientização e formação crítica dos (as) trabalhadores (as) excluídos pelo sistema econômico regente. A luz dos teóricos que desenvolvem a Economia Solidária como prática pedagógica e de teóricos conceituados da Educação, a exemplo Paulo Freire, traço reflexões sobre a prática experenciada e busco apresentar o (a) educador (a) como uma figura essencial para contribuir com o processo de transformação e emancipação dos (as) educandos (as), da comunidade e do empreendimento solidário, por meio dos quatro pilares da Economia Solidária (solidariedade, cooperação, autogestão e viabilidade econômica). Dessa maneira, o referido trabalho propõe a Economia Solidária como uma prática pedagógica e como uma possibilidade para a formação cooperativa e solidária, pois como Moacir Gadotti elucida a Economia Solidária é mais que um modo de produção, é um modo de vida.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEconomia solidáriaen
dc.subject.keywordFreire, Paulo, 1921-1997en
dc.subject.keywordEducaçãoen
dc.titleEconomia solidária como prática pedagógica : reflexões sobre a experiência pedagógica na comunidade do sol nascenteen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2016-02-12T16:47:26Z-
dc.date.available2016-02-12T16:47:26Z-
dc.date.issued2016-02-12T16:47:26Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11945-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons