Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11790
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CarlindodeLimaBentoJunior.pdf250,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A motivação intrínseca nas aulas de educação física : reflexão sobre a prática pedagógica no ensino fundamental II
Autor(es): Bento Junior, Carlindo de Lima
Orientador(es): Soares, José Manoel Montanha da Silveira
Assunto: Educação física
Ensino fundamental
Didática motivacional
Data de apresentação: 28-Jul-2015
Data de publicação: 2-Fev-2016
Referência: BENTO JUNIOR, Carlindo de Lima. A motivação intrínseca nas aulas de educação física: reflexão sobre a prática pedagógica no ensino fundamental II. 2015. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2015.
Resumo: A didática motivacional no ambiente escolar, visando integrar os conteúdos da educação física, há a necessidade de que o professor desta disciplina esteja interessado em difundir de forma séria, a motivação de seus alunos diante dos conhecimentos abordados na educação física escolar. Promovendo uma intencionalidade de seus objetivos. Com o incentivo ás atividades desportivas e aquelas que exigem esforço físico, necessitam de motivação para o convívio social, como também para desenvolvimento do seu intelecto, com ações que promovam reflexões e aprendizado. A percepção que os alunos têm sobre a motivação nas aulas de Educação Física; a qualidade das relações entre os alunos; a administração da disciplina sobre este fator: e as relações entre professor e aluno, como os professores que trabalham o clima motivacional em sala; o sentimento relativo à eficácia do aprendizado. Permitindo compreender os elementos que influenciam na motivação intrínseca dos alunos a participarem das aulas de Educação Física do ensino fundamental II? O presente estudo foi desenvolvido no Colégio Municipal Olímpia Mascarenhas, localizado na Rua do Clube, s/nº, no povoado de Umbuzeiro, município de Mundo Novo – BA. Ensino regular do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II. Partindo desse pressuposto a pesquisa consiste em um Estudo de Caso de cunho qualitativa, realizada através de aplicar um questionário com 7 questões discursivas reflexivas em uma turma do 8º Ano do Ensino Fundamental II. É fase que o aluno tem inicio as atividades desportivas iniciando a participação em eventos na comunidade escolar, e diante disso espera-se um aproveitamento do aluno nestas atividades para que assim o aluno siga ao Ensino Médio com a autonomia necessária para integra-se em um grupo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2015. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons