Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11773
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuizFelipeDantasGuimaraes.pdf956,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Nível de informação e a reação dos agentes a notícias : uma análise sob a perspectiva de ações
Autor(es): Guimarães, Luiz Felipe Dantas
Orientador(es): Resende, José Guilherme de Lara
Assunto: Finanças comportamentais
Precificação de ativos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 1-Fev-2016
Referência: GUIMARÃES, Luiz Felipe Dantas. Nível de informação e a reação dos agentes a notícias: uma análise sob a perspectiva de ações. 2015. 26 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A busca por modelos preditivos guia os estudos em finanças com o objetivo de alcançar maiores retornos. Em finanças comportamentais, essas análises são feitas dando atenção especial aos pensamentos dos agentes. Nas finanças comportamentais, Kahneman e Tversky (1972) contribuíram com o conceito de heurística de representatividade. Em nosso estudo, mostramos a ligação entre heurística de representatividade e análise técnica, e utilizamos análise técnica como proxy para determinar o nível de informação de um agente. Com isso, podemos analisar a influência do nível de informação na reação a notícias. Ao final, concluímos que menores níveis de informação estão ligados a variações mais intensas de preços, após notícias.
Abstract: The search for predictive models has motivated financial studies aiming to reach greater returns. In behavioral finance, special attention is given to the ways the agents think. Contributing to the behavioral finance literature, Kahneman and Tversky (1972) introduced the concept of representativeness heuristic. In the present study, we show the connection between representativeness and technical analysis in order to use technical analysis as a proxy for level of information. We were then able to determine the influence of the level of information in an agent’s reaction to news. Finally, we are able to conclude that lower levels of information lead to greater price variations following news.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons