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Título: Comunidade LGBT : um levantamento das estratégias de interação entre empresas e a comunidade LGBT
Autor(es): Siqueira, Vinícius Viana Santos Bragança
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Comunidade LGBT
Diversidade no local de trabalho
Homossexualidade
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 28-Jan-2016
Referência: SIQUEIRA, Vinícius Viana Santos Bragança. Comunidade LGBT: um levantamento das estratégias de interação entre empresas e a comunidade LGBT. 2015. 90 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi o de identificar estratégias de interação entre empresas e a comunidade LGBT dentro delas, a partir de políticas de diversidade e inclusão, e fora, a partir do marketing direcionado ao consumidor LGBT. A inegável segmentação do mercado levou as organizações a focarem suas ações em segmentos específicos e o segmento LGBT é um deles. Dentro das organizações, as vantagens trazidas por equipes de trabalho diversificadas começaram a ser reconhecidas, levando as empresas a adotar diversas estratégias visando diversidade e inclusão. Para esta pesquisa documental exploratória, 53 empresas foram selecionadas, 10 delas constantes do ranking de 2013 das empresas mais “gay-friendly” do mundo, divulgado pela Câmara Internacional de Comércio dos Gays e Lésbicas, e as demais sendo selecionadas por terem interagido com a comunidade LGBT por meio do marketing direcionado ou de outras formas. Os sites oficiais de todas elas foram consultados para a coleta de informações sobre suas políticas de diversidade e inclusão, revelando várias estratégias internas que foram elencadas neste estudo, bem como suas ações de marketing voltadas ao consumidor LGBT foram analisadas, possibilitando a identificação de diversas estratégias para tal. Os resultados permitiram concluir que as empresas pesquisadas, em sua maioria, demonstram estarem atentas à importância da diversidade e inclusão dentro delas e parecem reconhecer o segmento LGBT como concreto e lucrativo, ao direcionar marketing e produtos diretamente a ele, por exemplo. O padrão notado nestes esforços, porém, principalmente no Brasil, demonstra que um longo caminho na luta contra discriminação e preconceito com a comunidade LGBT ainda deve ser percorrido pelas organizações.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.
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