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dc.contributor.advisorSiqueira, Marcus Vinícius Soares-
dc.contributor.authorSiqueira, Vinícius Viana Santos Bragança-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Vinícius Viana Santos Bragança. Comunidade LGBT: um levantamento das estratégias de interação entre empresas e a comunidade LGBT. 2015. 90 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2015.en
dc.description.abstractO objetivo principal desta pesquisa foi o de identificar estratégias de interação entre empresas e a comunidade LGBT dentro delas, a partir de políticas de diversidade e inclusão, e fora, a partir do marketing direcionado ao consumidor LGBT. A inegável segmentação do mercado levou as organizações a focarem suas ações em segmentos específicos e o segmento LGBT é um deles. Dentro das organizações, as vantagens trazidas por equipes de trabalho diversificadas começaram a ser reconhecidas, levando as empresas a adotar diversas estratégias visando diversidade e inclusão. Para esta pesquisa documental exploratória, 53 empresas foram selecionadas, 10 delas constantes do ranking de 2013 das empresas mais “gay-friendly” do mundo, divulgado pela Câmara Internacional de Comércio dos Gays e Lésbicas, e as demais sendo selecionadas por terem interagido com a comunidade LGBT por meio do marketing direcionado ou de outras formas. Os sites oficiais de todas elas foram consultados para a coleta de informações sobre suas políticas de diversidade e inclusão, revelando várias estratégias internas que foram elencadas neste estudo, bem como suas ações de marketing voltadas ao consumidor LGBT foram analisadas, possibilitando a identificação de diversas estratégias para tal. Os resultados permitiram concluir que as empresas pesquisadas, em sua maioria, demonstram estarem atentas à importância da diversidade e inclusão dentro delas e parecem reconhecer o segmento LGBT como concreto e lucrativo, ao direcionar marketing e produtos diretamente a ele, por exemplo. O padrão notado nestes esforços, porém, principalmente no Brasil, demonstra que um longo caminho na luta contra discriminação e preconceito com a comunidade LGBT ainda deve ser percorrido pelas organizações.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordComunidade LGBTen
dc.subject.keywordDiversidade no local de trabalhoen
dc.subject.keywordHomossexualidadeen
dc.titleComunidade LGBT : um levantamento das estratégias de interação entre empresas e a comunidade LGBTen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2016-01-28T11:09:12Z-
dc.date.available2016-01-28T11:09:12Z-
dc.date.issued2016-01-28T11:09:12Z-
dc.date.submitted2015-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11743-
dc.language.isoPortuguêsen
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