Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11646
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DeboradeOliveiraBicalhoSantos.pdf737,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A variação cambial no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos administrativos : análise de julgados do STJ e do TCU
Autor(es): Santos, Débora de Oliveira Bicalho
Orientador(es): Maia Filho, Mamede Said
Assunto: Contratos administrativos
Política cambial
Câmbio
Data de apresentação: Nov-2015
Data de publicação: 15-Jan-2016
Referência: SANTOS, Débora de Oliveira Bicalho. A variação cambial no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos administrativos: análise de julgados do STJ e do TCU. 2015. 57 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A questão cambial, apesar de fugir à seara jurídica e alinhar-se a fatores de política econômica nacional e mercado internacional, afeta significativamente o equilíbrio dos contratos administrativos. Este trabalho pretende analisar o princípio da intangibilidade da equação econômico-financeira, considerando suas hipóteses de aplicação segundo o ordenamento jurídico pátrio, bem como os argumentos utilizados pelo Superior Tribunal de Justiça e pelo Tribunal de Contas da União acerca do tema. Para compreender a natureza do instituto, devem ser analisadas as hipóteses que podem levar à sua ruptura e o que as diferencia dos riscos naturais existentes em qualquer relação comercial. Será analisada a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro em face da variação cambial, tendo como exemplo a desvalorização do real em 1999 e a sua semelhança com a alta do dólar verificada em 2015.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2015.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons