Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11406
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PedroHenriqueSilvaCosta.pdf615,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho agronômico do tomateiro industrial cultivado com adubação química e organomineral
Autor(es): Costa, Pedro Henrique Silva
Orientador(es): Peixoto, José Ricardo
Assunto: Tomate - cultivo
Tomate - doenças e pragas
Adubos e fertilizantes
Adubação verde
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 13-Nov-2015
Referência: COSTA, Pedro Henrique Silva. Desempenho agronômico do tomateiro industrial cultivado com adubação química e organomineral. 2015. ix, 80 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O tomate (Solanum lycopersicum) é uma das culturas de hortaliças mais cultivadas no Brasil, sendo de grande importância na cadeia alimentar da população brasileira. É também uma das culturas de maior risco ao produtor, devido principalmente ao grande número de doenças que podem atacar a cultura. O experimento foi realizado na Fazenda Água Limpa (FAL), pertencente à Universidade de Brasília (UnB) e localizada na Vargem Bonita, no Distrito federal. Quando bem manejada agrega valor tanto para os pequenos e médios produtores quanto para os agricultores patronais. Embora seja uma cultura bastante estudada a cultura do tomate enfrenta ainda grandes entraves, como a ocorrência de diversas pragas e doenças, oscilação e/ou redução da produtividade, uso de agrotóxicos em demasia, entre outros fatores limitantes da sua produção, possuindo assim, grandes lacunas a serem preenchidas ou solucionadas pela pesquisa científica. Nesse sentido o objetivo desse trabalho foi avaliar os diferentes resultados com diferentes tipos de adubações, tanto com adubação organomineral como adubação convencional, no controle de doenças e na produtividade do tomateiro rasteiro tipo indústria de duas cultivares, sendo uma de híbrida e uma de polinização aberta. No experimento em si, foram utilizados 11 tratamentos diferentes. As mudas foram obtidas em casa de vegetação na Estação Experimental da Biologia-UnB, por meio de semeadura realizada em maio de 2013, em bandejas de poliestireno expandido com 128 células preenchidas com substrato comercial a base de vermiculita e extrato de Pinus (Plantmax®), utilizando uma semente por cada célula da bandeja. O posterior transplante para o campo foi realizado 30 dias após de semeio. Utilizou-se espaçamento de 1,0 x 0,4 m e irrigação por gotejamento, sendo a irrigação suspensa uma semana antes da primeira colheita dos frutos para melhor uniformização da maturação dos frutos. Nestas condições experimentais, destacaram-se alguns tratamentos, Biofertilizante, Gesso Agrícola e o Químico, proporcionando boa resposta agronômica de campo, apresentando potencial de utilização em sistemas convencionais e orgânicos de cultivo de tomate industrial.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons