Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11174
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CeciliaGoncalvesBatistaLamounier.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de construção da lei 11.794/2008 (Lei Arouca)
Autor(es): Lamounier, Cecília Gonçalves Batista
Orientador(es): Araújo, Suely Mara Vaz Guimarães de
Assunto: Lei Arouca
Brasil. Lei n. 11.794, de 8 de outubro de 2008
Animais - políticas públicas
Políticas públicas
Direitos dos animais
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Set-2015
Referência: LAMOUNIER, Cecília Gonçalves Batista. O processo de construção da lei 11.794/2008 (Lei Arouca). 2015. 89 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: No presente trabalho, investiga-se o processo de construção da Lei 11.794/2008 (Lei Arouca), que regulamentou a realização de procedimentos de uso científico em animais. O objetivo geral é analisar quais foram os principais atores e eventos no processo de aprovação da Lei Arouca sob a perspectiva do Modelo Múltiplos Fluxos. Por isso, foram traçados os objetivos específicos de analisar a inter-relação entre problemas na formulação da lei; analisar as alternativas de solução à época; descrever o contexto e o momento político da formulação da Lei Arouca; identificar principais atores no processo de formulação da Lei Arouca; e aplicar o modelo de estrutura narrativa analítica de Barzelay à análise do processo de aprovação da lei. Para o alcance dos objetivos, utilizou-se o Modelo de Múltiplos Fluxos de Kingdon (1995) e a estrutura narrativa analítica de Barzelay e Velarde (2004) como ferramenta metodológica. A análise dessas questões possibilitou traçar o contexto da formulação da Lei Arouca por meio de um panorama das legislações existentes a partir de pesquisa documental e entrevista. Os resultados indicaram que houve predominância dos interesses dos cientistas, embora tenha havido ações de bloqueio dos protetores de animais, sendo a questão da experimentação animal ainda controversa no Brasil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons