Título: | Discalculia e a aprendizagem em matemática : um estudo de caso com estudante do 4º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Borges, Maria José Gontijo |
Orientador(es): | Neves, Regina da Silva Pina |
Assunto: | Discalculia Intervenção psicopedagógica Matemática - estudo e ensino Matemática - resolução de problemas Fracasso escolar Crianças - intervenção psicopedagógica |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 10-Set-2015 |
Referência: | BORGES, Maria José Gontijo. Discalculia e a aprendizagem em matemática: um estudo de caso com estudante do 4º ano do ensino fundamental. 2015. 95 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | No contexto escolar, muitas são as queixas pautadas no fracasso experimentado pelos estudantes, não apenas relativas às falhas nos processos de ensino e de aprendizagem, mas a um transtorno específico que atinge as habilidades matemáticas, como, por exemplo, a Discalculia. A aprendizagem matemática tem tido grande destaque, principalmente quando se trata da resolução de problemas, devido a sua complexidade, pois o estudante precisa ler, interpretar, compreender e decidir a operação mais adequada para resolução do problema. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o desenvolvimento de competências conceituais da matemática em estudante do 4º do ensino fundamental com Discalculia. Foram realizadas sessões de avaliação e intervenção psicopedagógicas, de forma sistemática e dinâmica, o que proporcionou elementos para investigar e analisar o modo de pensar da estudante, por meio de suas produções orais e escritas. Partindo dessas análises, das etapas de resolução de problema apresentadas por Polya (1945) e da teoria de Onuchic (2011) de que a resolução de problemas deve ser o foco da matemática escolar, concluímos que é imprescindível um ensino pautado em atividades mais dinâmicas e com uso constante de materiais concretos e jogos, de forma a possibilitar a compreensão de cada procedimento e não apenas a memorização. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|