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dc.contributor.advisorNeves, Regina da Silva Pina-
dc.contributor.authorBorges, Maria José Gontijo-
dc.identifier.citationBORGES, Maria José Gontijo. Discalculia e a aprendizagem em matemática: um estudo de caso com estudante do 4º ano do ensino fundamental. 2015. 95 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.en
dc.description.abstractNo contexto escolar, muitas são as queixas pautadas no fracasso experimentado pelos estudantes, não apenas relativas às falhas nos processos de ensino e de aprendizagem, mas a um transtorno específico que atinge as habilidades matemáticas, como, por exemplo, a Discalculia. A aprendizagem matemática tem tido grande destaque, principalmente quando se trata da resolução de problemas, devido a sua complexidade, pois o estudante precisa ler, interpretar, compreender e decidir a operação mais adequada para resolução do problema. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o desenvolvimento de competências conceituais da matemática em estudante do 4º do ensino fundamental com Discalculia. Foram realizadas sessões de avaliação e intervenção psicopedagógicas, de forma sistemática e dinâmica, o que proporcionou elementos para investigar e analisar o modo de pensar da estudante, por meio de suas produções orais e escritas. Partindo dessas análises, das etapas de resolução de problema apresentadas por Polya (1945) e da teoria de Onuchic (2011) de que a resolução de problemas deve ser o foco da matemática escolar, concluímos que é imprescindível um ensino pautado em atividades mais dinâmicas e com uso constante de materiais concretos e jogos, de forma a possibilitar a compreensão de cada procedimento e não apenas a memorização.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDiscalculiaen
dc.subject.keywordIntervenção psicopedagógicaen
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordMatemática - resolução de problemasen
dc.subject.keywordFracasso escolaren
dc.subject.keywordCrianças - intervenção psicopedagógicaen
dc.titleDiscalculia e a aprendizagem em matemática : um estudo de caso com estudante do 4º ano do ensino fundamentalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-09-10T15:32:49Z-
dc.date.available2015-09-10T15:32:49Z-
dc.date.issued2015-09-10T15:32:49Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11129-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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