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https://bdm.unb.br/handle/10483/11124
Título: | Presença dos contos de fadas e do desenho infantil na intervenção psicopedagógica : uma leitura psicanalítica |
Autor(es): | Martins, Luana Chaves |
Orientador(es): | Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto |
Assunto: | Intervenção psicopedagógica Psicopedagogia - psicanálise Processo de ensino-aprendizagem - psicopedagogia Desenho infantil Contos de fadas Crianças - intervenção psicopedagógica |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 10-Set-2015 |
Referência: | MARTINS, Luana Chaves. Presença dos contos de fadas e do desenho infantil na intervenção psicopedagógica: uma leitura psicanalítica. 2015. 68 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho é fruto do estágio supervisionado realizado com uma criança de quatro anos de idade, sob orientação da professora doutora Lúcia H. C. Z. Pulino, e se intitula Presença dos contos de fadas e do desenho infantil na intervenção psicopedagógica: uma leitura psicanalítica. O aporte teórico escolhido para esta pesquisa foi a psicanálise, então, a discussão desse trabalho sustentou a partir do diálogo da pesquisa com autores psicanalistas que se debruçam no intuito de interpretar e dar conta do estudo da educação e do sujeito aprende. Essa pesquisa, portanto, visou sondar vestígios do inconsciente acerca dos processos de aprendizagem e subjetividade e a partir disso, propôs uma intervenção no intuito desmistificar fatores que possam vir a interferir nesses processos. Diante disso, essa pesquisa se utilizou da interpretação dos contos de fadas e desenhos infantis, sob o olhar da teoria psicanalítica, a fim de oferecer subsídios para a família e para a escola no tocante ao estilo de aprendizagem do sujeito em questão. Para dar forma a esse trabalho, a pesquisa e a intervenção realizadas se estruturam da seguinte maneira: primeiramente o referencial teórico; em seguida, as oficinas de avaliação e intervenção psicopedagógicas; logo depois, a discussão dos resultados obtidos; e por fim, as considerações finais. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
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