Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11055
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaJessicaRochaLago.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Psicopedagogia e autismo : possibilidades de uma prática (atraves)sada pela psicanálise
Autor(es): Lago, Maria Jéssica Rocha
Orientador(es): Queiroz, Elizabeth
Assunto: Psicopedagogia - psicanálise
Psicopedagogia - autismo
Psicanálise
Crianças - intervenção psicopedagógica
Autismo em crianças
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 1-Set-2015
Referência: LAGO, Maria Jéssica Rocha. Psicopedagogia e autismo: possibilidades de uma prática (atraves)sada pela psicanálise. 2015. 56 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Não há consenso sobre o que verdadeiramente seja o autismo e tampouco sobre sua etiologia. Os embates epistemológicos caracterizados pela falta de diálogo entre as diferentes aéreas que se dispõem a estudar e intervir neste campo, dificultam as trocas, já que se fala a partir de diferentes lugares e objeto, pois o autismo da psiquiatria não é o mesmo da psicanálise, por exemplo. Neste sentido, o presente trabalho se propõe a discutir, a partir de uma prática psicopedagógica (atraves)sada pela psicanálise, sobre as possiblidades de intervir junto a uma criança de dez anos, estudante do 5º ano, diagnosticada com autismo. Foram realizadas entrevistas com a mãe e a professora a fim de levantar informações e histórico sobre o caso bem como encontros de avaliação com a criança. Após análise de todo esse material foi planejada uma intervenção de três encontros, focada na escrita da criança. Observou-se interesse e bom desempenho na consecução das atividades propostas evidenciando que tais resultados foram alcançados a partir do momento em que o psicopedagogo se implicou no processo apostando na criança e trabalhando a partir de suas possibilidades, na contramão do discurso hegemônico que sentencia uma desculpabilização do profissional frente ao diagnóstico do autismo.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons