Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11055
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MariaJessicaRochaLago.pdf1,34 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorQueiroz, Elizabeth-
dc.contributor.authorLago, Maria Jéssica Rocha-
dc.identifier.citationLAGO, Maria Jéssica Rocha. Psicopedagogia e autismo: possibilidades de uma prática (atraves)sada pela psicanálise. 2015. 56 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.en
dc.description.abstractNão há consenso sobre o que verdadeiramente seja o autismo e tampouco sobre sua etiologia. Os embates epistemológicos caracterizados pela falta de diálogo entre as diferentes aéreas que se dispõem a estudar e intervir neste campo, dificultam as trocas, já que se fala a partir de diferentes lugares e objeto, pois o autismo da psiquiatria não é o mesmo da psicanálise, por exemplo. Neste sentido, o presente trabalho se propõe a discutir, a partir de uma prática psicopedagógica (atraves)sada pela psicanálise, sobre as possiblidades de intervir junto a uma criança de dez anos, estudante do 5º ano, diagnosticada com autismo. Foram realizadas entrevistas com a mãe e a professora a fim de levantar informações e histórico sobre o caso bem como encontros de avaliação com a criança. Após análise de todo esse material foi planejada uma intervenção de três encontros, focada na escrita da criança. Observou-se interesse e bom desempenho na consecução das atividades propostas evidenciando que tais resultados foram alcançados a partir do momento em que o psicopedagogo se implicou no processo apostando na criança e trabalhando a partir de suas possibilidades, na contramão do discurso hegemônico que sentencia uma desculpabilização do profissional frente ao diagnóstico do autismo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPsicopedagogia - psicanáliseen
dc.subject.keywordPsicopedagogia - autismoen
dc.subject.keywordPsicanáliseen
dc.subject.keywordCrianças - intervenção psicopedagógicaen
dc.subject.keywordAutismo em criançasen
dc.titlePsicopedagogia e autismo : possibilidades de uma prática (atraves)sada pela psicanáliseen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-09-01T18:26:18Z-
dc.date.available2015-09-01T18:26:18Z-
dc.date.issued2015-09-01T18:26:18Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11055-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons