Título: | Primeira edição do curso a distância “Introdução crítica ao direito das mulheres” : uma experiência de educação popular jurídica e feminista |
Autor(es): | Correia, Ana Elisa Banhatto |
Orientador(es): | Fonseca, Lívia Gimenes Dias da |
Assunto: | Educação à distância Educação popular Feminismo Gênero - desigualdade Mulheres - direitos Justiça social Direito Achado na Rua |
Data de apresentação: | 10-Jul-2015 |
Data de publicação: | 10-Ago-2015 |
Referência: | CORREIA, Ana Elisa Banhatto. Primeira edição do curso a distância “Introdução crítica ao direito das mulheres”: uma experiência de educação popular jurídica e feminista. 2015. 108 f., il. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho visa avaliar o êxito da primeira edição do curso a distância “Introdução Crítica ao Direito das Mulheres” em alcançar seus objetivos e metas. Para encontrar e compreender quais são esses objetivos, foi primeiramente fundamental relatar a trajetória histórica dos grupos que formaram parceria para realizar o curso: as Promotoras Legais Populares (PLPs) do Distrito Federal, o Direito Achado na Rua e o Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD/UnB). Nessa seara, situamos a história das PLPs na caminhada do movimento feminista no Brasil, elucidamos o caráter crítico do Direito Achado na Rua enquanto epistemologia jurídica na busca por libertação das opressões e contou-se a história do CEAD/UnB a partir da trajetória do próprio ensino a distância no país. A partir de então, chegou-se ao principal objetivo que o curso pretendia alcançar: transformar as/os sujeitas/os e despertar seu espírito crítico em relação à ordem social de opressões para que se engajem na mudança de práticas e hábitos sociais no intuito de adotar posturas de enfrentamento e subversão à opressão de gênero. Para avaliar o êxito em alcançar tal objetivo, o presente trabalho realizou pesquisa sobe o conteúdo do curso e seus impactos nas/os cursistas. Analisou-se os questionários respondidos pelas/os participantes do curso e seus Trabalhos Finais, elaborados como projetos de intervenção a serem realizados nas respectivas comunidades. Os parâmetros de avalição foram os três pilares do curso: a educação popular, o Direito Achado na Rua e o feminismo crítico. Concluiu-se que, na perspectiva das/os estudantes, o conteúdo do curso foi satisfatório em relação a seus objetivos, mas que a discussão entre elas/es foi aquém do esperado. Em relação aos projetos de intervenção, concluiu-se pela prevalência da educação popular, da noção de Direito que extrapola os limites da lei para servir como instrumento de efetivação da Justiça Social e da busca pelo fim da opressão de gênero a partir do protagonismo das mulheres. Na ideia que o presente trabalho fique como registro e como base de sugestões para a caminhada rumo às próximas edições, foram também traçados pontos fracos que precisam ser reelaborados e rediscutidos. Ainda assim, o curso foi vitorioso em alcançar seu objetivo principal, uma vez que as/os cursistas apresentaram significativa mudança de paradigmas adotando postura de enfrentamento e subversão à opressão de gênero. |
Abstract: | The present work aims to evaluate the success of the first edition of the distance learning course "Critical Introduction to the Right of Women" to achieve their goals and objectives. To find and understand what these goals are, it was worth reporting the historical trajectory of the groups that have formed a partnership to undertake the course: the Popular Legal Advisors (PLPs) of the Federal District, the Law Found in the Street (Direito Achado na Rua) and the Centre of distance Education of the University of Brasilia (CEAD/UnB). In this field, we have situated the history of the feminist movement in the trajectory of the PLPs in Brazil. We have also seen the critical character of Law Found in the Street while legal epistemology in the quest for liberation from oppression. And, finally, we told the story of the CEAD/UnB understanding the trajectory of the learning distance education in the country. From then on, the main objective of the course was intended to: transform the subjects and awake their spirit to be critical about the social order of oppressions to engage them in change of social practices and habits in order to adopt postures of confrontation and subversion to gender oppression. To evaluate the success in achieving this objective, the present work carried out a research about the course content and its impacts on participants. We analyzed the questionnaires answered by course participants and their later works, drawn up as intervention projects to be carried out in their communities. The evaluation parameters were the three pillars of the course: popular education, Law Found in the Street (Direito Achado na Rua) and feminism. It was concluded that, in the perspective of the students, the course content was satisfactory in relation to its goals, but that the discussion between the students was less than expected. In relation to the intervention projects, it was concluded by the prevalence of popular education, the notion of law that goes beyond the limits of the law to serve as the effective tool of Social Justice and the claim to stop the order of gender oppression from the role of protagonist of women. By the intent of this work to be a registry and a basis for suggestions for the walk towards the next editions, it was also outlined weaknesses that need to be rewritten and addressed. Still, the course was victorious in achieving its main goal, since the participants showed significant change of paradigms adopting subversive attitudes to gender oppression. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2015. |
Aparece na Coleção: | Direito
|