Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10743
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_YasminSilvaVeloso.pdf645,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência das interações sociais na capacidade de gerar inovação em empresas incubadas
Autor(es): Veloso, Yasmin Silva
Orientador(es): Reyes Junior, Edgar
Assunto: Interação social
Competitividade
Estratégias empresariais
Inovação
Empresas - interações sociais
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 29-Jul-2015
Referência: VELOSO, Yasmin Silva. Influência das interações sociais na capacidade de gerar inovação em empresas incubadas. 2014. 68 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Diante do cenário de competitividade em que as empresas estão inseridas demanda dos gestores uma atitude proativa no sentido de integrar estratégias e inovação. O processo de inovação de uma empresa pode sofrer influências positivas quando o gestor possui habilidade em unir conhecimentos complementares e entender o processo de interação. Sendo assim o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar a influências das interações sociais dos empresários na capacidade de gerar inovação das empresas. Para isto, a pesquisa percorreu as seguintes etapas, estabelecidas como objetivos específicos: identificar as características sociodemográficas, a estrutura sociorrelacional dos empresários e mensurar o nível de inovação, de maneira a relacionar o poder das conexões dos atores à sua capacidade de inovação. Para o alcance dos objetivos propostos, aplicaram dois questionários: um baseado na PINTEC e outro no que foi proposto por Reyes Junior (2010). Foram obtidos 12 questionários válidos de cada escala. Para a obtenção dos dados, foram correlacionadas as variáveis de interação social e do processo de inovação. Os resultados demonstram que as interações sociais apresentam relação com a idade dos empreendedores, o número de colaboradores, a satisfação com o processo de incubação, a compra de serviços de P&D, as fontes de informação e as inovações organizacionais e de marketing. As limitações deste trabalho constituem-se na amostra reduzida a uma única instituição e o formulário longo utilizado. Para futuras investigações, sugere-se a utilização de outras medidas de desempenho de inovação, replicar a pesquisa a outras incubadoras e com outras startupsnão incubadas, de maneira a ampliar a amostra da pesquisa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons