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dc.contributor.advisorReyes Junior, Edgar-
dc.contributor.authorVeloso, Yasmin Silva-
dc.identifier.citationVELOSO, Yasmin Silva. Influência das interações sociais na capacidade de gerar inovação em empresas incubadas. 2014. 68 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.en
dc.description.abstractDiante do cenário de competitividade em que as empresas estão inseridas demanda dos gestores uma atitude proativa no sentido de integrar estratégias e inovação. O processo de inovação de uma empresa pode sofrer influências positivas quando o gestor possui habilidade em unir conhecimentos complementares e entender o processo de interação. Sendo assim o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar a influências das interações sociais dos empresários na capacidade de gerar inovação das empresas. Para isto, a pesquisa percorreu as seguintes etapas, estabelecidas como objetivos específicos: identificar as características sociodemográficas, a estrutura sociorrelacional dos empresários e mensurar o nível de inovação, de maneira a relacionar o poder das conexões dos atores à sua capacidade de inovação. Para o alcance dos objetivos propostos, aplicaram dois questionários: um baseado na PINTEC e outro no que foi proposto por Reyes Junior (2010). Foram obtidos 12 questionários válidos de cada escala. Para a obtenção dos dados, foram correlacionadas as variáveis de interação social e do processo de inovação. Os resultados demonstram que as interações sociais apresentam relação com a idade dos empreendedores, o número de colaboradores, a satisfação com o processo de incubação, a compra de serviços de P&D, as fontes de informação e as inovações organizacionais e de marketing. As limitações deste trabalho constituem-se na amostra reduzida a uma única instituição e o formulário longo utilizado. Para futuras investigações, sugere-se a utilização de outras medidas de desempenho de inovação, replicar a pesquisa a outras incubadoras e com outras startupsnão incubadas, de maneira a ampliar a amostra da pesquisa.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordInteração socialen
dc.subject.keywordCompetitividadeen
dc.subject.keywordEstratégias empresariaisen
dc.subject.keywordInovaçãoen
dc.subject.keywordEmpresas - interações sociaisen
dc.titleInfluência das interações sociais na capacidade de gerar inovação em empresas incubadasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-07-29T14:56:15Z-
dc.date.available2015-07-29T14:56:15Z-
dc.date.issued2015-07-29T14:56:15Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10743-
dc.language.isoPortuguêsen
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