Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10662
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JessicaMariaSousaGurgeldoAmaral.pdf629,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Variáveis correlacionadas com a produção de juízes da primeira instância da Justiça Estadual do Rio Grande do Sul
Autor(es): Amaral, Jéssica Maria Sousa Gurgel do
Orientador(es): Gomes, Adalmir de Oliveira
Assunto: Juízes
Justiça Estadual do Rio Grande do Sul
Sistema judiciário
Juízes - produtividade
Data de apresentação: 1-Dez-2014
Data de publicação: 20-Jul-2015
Referência: AMARAL, Jéssica Maria Sousa Gurgel do. Variáveis correlacionadas com a produção de juízes da primeira instância da Justiça Estadual do Rio Grande do Sul. 2014. 45 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Os juízes possuem papel fundamental dentro do sistema judiciário, pois são agentes do Estado encarregados de exercer a jurisdição, sendo, portanto, importante avaliar o que impacta a produção desses profissionais para melhorar o sistema judiciário. Nesse sentido, no presente estudo tem-se como objetivo identificar algumas variáveis correlacionadas com a produção de juízes titulares da primeira instância da Justiça Estadual do Rio Grande do Sul. Trata-se de pesquisa quantitativa e exploratória. Os dados são referentes ao ano de 2013 e foram obtidos na base Justiça Aberta, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ. A amostra utilizada consiste em 354 juízes titulares que atuam em varas cíveis, criminais e mistas. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e análise de correlação. Variáveis referentes à carga de trabalho e à equipe de suporte foram correlacionadas com indicadores de produção jurisdicional dos juízes. Os principais resultados apontam que há correlação positiva entre o acervo de processos na vara e a quantidade de decisões e sentenças mensais, em todas as especialidades judiciais (cível, criminal e mista), ou seja, quanto maior a quantidade de processos maior a produção jurisdicional. Observou-se ainda, de forma geral, uma correlação positiva entre a quantidade de decisões e o total de funcionários da vara; contudo, constata-se uma correlação negativa entre a quantidade de decisões e a presença de juízes substitutos atuando na mesma vara. Ao se realizar as correlações de acordo com a especialidade judicial os resultados possuem diferenças, como nas varas mistas em que o aumento da quantidade total de funcionários aumenta a produção de decisões de sentenças e de audiências, não havendo essa correlação com a quantidade de funcionários nas varas cíveis e criminais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons