Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10467
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BarbaraNunesDeAraujoModesto.pdf458,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O preconceito contra pessoas em situação de rua como entrave à justiça social : uma análise do discurso crítica de comentários de leitores em jornal eletrônico
Autor(es): Modesto, Bárbara Nunes de Araujo
Orientador(es): Resende, Viviane de Melo
Assunto: Desigualdade social
Pessoas desabrigadas
Análise do discurso
Jornalismo eletrônico
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 21-Mai-2015
Referência: MODESTO, Bárbara Nunes de Araujo. O preconceito contra pessoas em situação de rua como entrave à justiça social: uma análise do discurso crítica de comentários de leitores em jornal eletrônico. 2014. [25] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: No Brasil e em Brasília, a desigualdade é um problema social que revela discrepâncias de condições de acesso a liberdades e direitos, em especial no caso das pessoas em situação de rua. Supõe-se, com base em Amartya Sem, que um dos entraves à efetivação de liberdades e direitos básicos é o preconceito. Em decorrência disso, neste trabalho, apresento uma análise discursiva dos comentários de leitores virtuais em relação ao texto “Quase metade dos moradores de rua está longe de casa há mais de 3 anos”, publicada em jornal eletrônico, utilizando as categorias analíticas intertextualidade e interdiscursividade, a fim de identificar, por meio das vozes e do léxico utilizado, as ideologias compartilhadas por esses leitores a respeito das pessoas em situação de rua, retratadas na mencionada notícia jornalística. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
In Brazil and in Brasília, homeless people are the principal victims of the several social differences that show inequality of conditions to liberties and rights. According to Amartya Sen, the wall between people and liberties and rights is also the prejudice. Considering this, I propose a discourse analysis of the readers commentaries to an online new called “Quase metade dos moradores de rua está longe de casa há mais de 3 anos”, using the analytical categories such as intertextuality and interdiscursivity to identify, by the voices and lexis of the text, the ideologies shared by the readers about the homeless people represented there.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons