Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10375
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_WagnerRogerioMoreiraDeSouza.pdf434,83 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCastro, Oséias Guimarães de-
dc.contributor.authorSouza, Wagner Rogério Moreira de-
dc.identifier.citationSOUZA, Wagner Rogério Moreira de. A capoeira no contexto educativo escolar: análise da percepção dos alunos do 4º ano do Colégio Monteiro Lobato. 2014. 45 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Duas Estradas-PB, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractO trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades de intervenção pedagógica através da capoeira, nas aulas de Educação Física, bem como indicar as atividades para o desenvolvimento global dos indivíduos. A possibilidade de estimular o desempenho motor e a expressão corporal como práticas pedagógicas favorecem a aprendizagem formal e não formal. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Utilizou-se dois questionários semiestruturado, sendo um aplicado aos alunos e outro ao professor ambos, buscou investigar a importância da capoeira, bem como a sua importância como prática educativa. O cenário da pesquisa foi o Colégio Monteiro Lobato, localizado na cidade de Solânea - PB. A amostra foi composta por 16 participantes do estudo, sendo 1 professor e 15 alunos, destes 13 são meninos e 2 são meninas. Os dados foram interpretados e discutidos à luz da literatura. Os resultados foram categorizados pela importância da aprendizagem da capoeira no universo escolar, e após uma recategorização, enfatizou-se a educativa quanto aos aspectos comportamentais e sociais. Os resultados ainda refletem prática da capoeira no contexto escolar ainda se imiscui em preconceitos, tendo em vista que a cosmo visão cultural ainda contribuiu para este olhar preconceituoso. Quanto ao relato do professor de capoeira, o mesmo indica a falta de estrutura para realização desta atividade, ressalta a importância e evolução motora e comportamental dos alunos praticantes da capoeira. O professor ainda citou que através das atividades propostas visa à inclusão social, pretende suprimir o preconceito, e estimular a prática de atividades físicas. O presente estudo ressalta as possibilidades concretas de inserção da modalidade como conteúdo da Educação Física Escolar, bem como discute a importância e benefícios para os alunos praticantes da capoeira.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCapoeiraen
dc.subject.keywordEducação físicaen
dc.subject.keywordPráticas educativasen
dc.titleA capoeira no contexto educativo escolar : análise da percepção dos alunos do 4º ano do Colégio Monteiro Lobatoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-05-05T17:56:37Z-
dc.date.available2015-05-05T17:56:37Z-
dc.date.issued2015-05-05T17:56:37Z-
dc.date.submitted2015-01-20-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10375-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons