Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10214
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PatrickKabongoCisuaka.pdf4,17 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de integração matemático e computacional das operações de Ground Handling do aeroporto
Autor(es): Cisuaka, Patrick Kabongo
Orientador(es): Weigang, Li
Assunto: Operações de ground handling
Aeroportos
Tomada Colaborativa de Decisão (CDM)
Tomada Colaborativa de Decisão de Aeroporto (A-CDM)
Data de apresentação: 18-Dez-2014
Data de publicação: 13-Abr-2015
Referência: CISUAKA, Patrick Kabongo. Sistema de integração matemático e computacional das operações de Ground Handling do aeroporto. 2014. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O aumento do crescimento do tráfego aéreo mundial das últimas décadas tem gerado um desafio constante para autoridades de aviação civil, companhias aéreas e aeroportos para fornecer capacidade suficiente para prestar um serviço de transporte seguro, com padrões de qualidade aceitáveis. Novas práticas de gestão de tráfego, tal como o A-CDM, baseadas nos conceitos de tomada de decisão colaborativa e multi-agente foram introduzidas nos aeroportos. No entanto, dentro do processo de turnaround de aeronaves nos aeroportos, a gestão de ground handling da aeronave não foi desenvolvida especificamente na abordagem A-CDM, mesmo que tenha um papel importante na fluidez das operações das aeronaves nos aeroportos. O principal objetivo deste trabalho é propor um sistema, que ainda está em desenvolvimento, de integração matemática e computacional das operações de ground handling do aeroporto que deve ser compatível com a abordagem CDM. A estrutura proposta introduz um coordenador de ground handling (GHC), que é considerado como uma interface de comunicação entre os parceiros da A-CDM e os diferentes gestores de ground handling (GHM). Essa estrutura hierárquica permite compartilhar informações com os parceiros da A-CDM, de um lado e, do outro lado, interagir com os gestores de ground handling (GHM).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2014.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons