Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10106
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IgorSuassunaLacerdaDeVasconcelos.pdf380,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Capacidade contributiva e ilusão jurídica : análise da progressidade dos tributos reais segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal
Autor(es): Vasconcelos, Ígor Suassuna Lacerda de
Orientador(es): Gassen, Valcir
Assunto: Supremo Tribunal Federal (STF) - jurisprudência
Supremo Tribunal Federal (STF)
Tributos
Princípio da capacidade contributiva e isonomia
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 30-Mar-2015
Referência: VASCONCELOS, Ígor Suassuna Lacerda de. Capacidade contributiva e ilusão jurídica: análise da progressidade dos tributos reais segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. 2014. 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho faz uma análise acerca da progressividade dos tributos reais, à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Foram colhidos três julgados em que se discute a progressividade fiscal, em razão da graduação das alíquotas, do IPTU, ITBI e ITCD. A partir disso, identificou-se a impropriedade da distinção entre tributos reais e pessoais para o atendimento do princípio da capacidade contributiva e isonomia, expressos na Constituição Federal de 1988. A principal linha argumentativa é a de que o contribuinte tem o direito fundamental de ser tributado da maneira mais subjetiva possível, de acordo com a sua capacidade contributiva. Assim, preservam-se os direitos fundamentais e o gozo de uma vida digna, independentemente do posicionamento jurídico dos tribunais ou de ilusões epistemológicas criadas para satisfazer uma política neoliberal, reforçada pela elite econômica e social brasileira.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2014.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons