Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10090
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JoaoOtavioFidanzaFrota.pdf660,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Poder empregatício e trabalho doméstico : uma análise da naturalização das estruturas de dominação das trabalhadoras domésticas no Brasil
Autor(es): Frota, João Otávio Fidanza
Orientador(es): Delgado, Gabriela Neves
Assunto: Discriminação
Gênero - desigualdade
Dignidade da pessoa humana
Empregados domésticos
Trabalho doméstico
Data de apresentação: 27-Nov-2014
Data de publicação: 29-Mar-2015
Referência: FROTA, João Otávio Fidanza. Poder empregatício e trabalho doméstico: uma análise da naturalização das estruturas de dominação das trabalhadoras domésticas no Brasil. 2014. 50 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O trabalho doméstico brasileiro, nos dias de hoje, é marcado por uma série de características que refletem a afirmação de uma sociedade com traços machistas e racistas. Como consequência disso, a dinâmica do labor doméstico é influenciada pelas variantes de vulnerabilidade social relacionadas às trabalhadoras que predominantemente o desempenham, em geral, mulheres negras. A presente pesquisa pretende demonstrar que o frequente exercício abusivo do poder empregatício no âmbito doméstico, que sujeita as profissionais dos lares a uma série de maus tratos e assédios, está intimamente relacionado ao contexto histórico-social em que se insere esse tipo de trabalho no Brasil. A análise das relações de poder no interior da relação de trabalho e de emprego doméstico é tecida, nesta pesquisa, à luz das contribuições teóricas de Michel Foucault e de Pierre Bourdieu. Busca-se, a partir delas, uma reflexão acerca do papel do Direito na superação do quadro de dominação das trabalhadoras domésticas, principalmente sob os prismas da produção legislativa e da construção jurisprudencial.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2014.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons