Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/10063
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AnaPatriciaFalcaoDeOliveiraRios.pdf663,3 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física e inclusão : uma discussão sobre estudantes com paralisia cerebral em uma escola pública do município de Várzea da Roça/BA
Autor(es): Rios, Ana Patrícia Falcão de Oliveira
Orientador(es): Santos, Janaína de Araújo Teixeira
Assunto: Educação física para deficientes
Educação inclusiva
Professores - formação continuada
Inclusão social
Data de apresentação: 1-Dez-2014
Data de publicação: 26-Mar-2015
Referência: RIOS, Ana Patrícia Falcão De Oliveira. Educação física e inclusão: uma discussão sobre estudantes com paralisia cerebral em uma escola pública do município de Várzea da Roça/BA. 2014. 59 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2014.
Resumo: A inclusão de estudantes com paralisia cerebral durante as aulas de Educação Física no contexto de uma escola pública no município de Várzea da Roça é o tema em discussão deste trabalho. Partiu-se da concepção de que o processo de inclusão é fundamental e necessária e que as metodologias utilizadas em jogos, brincadeiras e movimentos expressivos são recursos que se bem utilizados ajudam neste processo. Compete também destacar aqui a importância da formação docente e como isto contempla o objeto em estudo. Chama-se atenção nesta pesquisa sobre a necessidade constante de formação continuada pelo professor de Educação Física para que novas metodologias sejam incorporadas e adaptadas com o intuito de incluir. Foi possível perceber durante o estudo empírico e da pesquisa de campo sobre o tema em questão que tanto a escola como a família influenciam diretamente neste processo. A abordagem qualitativa com utilização de entrevistas deu-se a partir da pesquisa de alguns textos fundamentados sobre o assunto, concluindo-se que tanto as metodologias utilizadas quanto a formação docente devem ser questões priorizáveis a inclusão de alunos com limitações motoras durante as aulas de Educação Física.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil – Pólo De Piritiba-BA, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons