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dc.contributor.advisorSantos, Janaína de Araújo Teixeira-
dc.contributor.authorRios, Ana Patrícia Falcão de Oliveira-
dc.identifier.citationRIOS, Ana Patrícia Falcão De Oliveira. Educação física e inclusão: uma discussão sobre estudantes com paralisia cerebral em uma escola pública do município de Várzea da Roça/BA. 2014. 59 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil – Pólo De Piritiba-BA, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.en
dc.description.abstractA inclusão de estudantes com paralisia cerebral durante as aulas de Educação Física no contexto de uma escola pública no município de Várzea da Roça é o tema em discussão deste trabalho. Partiu-se da concepção de que o processo de inclusão é fundamental e necessária e que as metodologias utilizadas em jogos, brincadeiras e movimentos expressivos são recursos que se bem utilizados ajudam neste processo. Compete também destacar aqui a importância da formação docente e como isto contempla o objeto em estudo. Chama-se atenção nesta pesquisa sobre a necessidade constante de formação continuada pelo professor de Educação Física para que novas metodologias sejam incorporadas e adaptadas com o intuito de incluir. Foi possível perceber durante o estudo empírico e da pesquisa de campo sobre o tema em questão que tanto a escola como a família influenciam diretamente neste processo. A abordagem qualitativa com utilização de entrevistas deu-se a partir da pesquisa de alguns textos fundamentados sobre o assunto, concluindo-se que tanto as metodologias utilizadas quanto a formação docente devem ser questões priorizáveis a inclusão de alunos com limitações motoras durante as aulas de Educação Física.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação física para deficientesen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadaen
dc.subject.keywordInclusão socialen
dc.titleEducação física e inclusão : uma discussão sobre estudantes com paralisia cerebral em uma escola pública do município de Várzea da Roça/BAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-03-26T19:35:21Z-
dc.date.available2015-03-26T19:35:21Z-
dc.date.issued2015-03-26T19:35:21Z-
dc.date.submitted2014-12-01-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10063-
dc.language.isoPortuguêsen
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