Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10017
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RailceDaSilva.pdf618,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A relação entre a proposta curricular do Centro Educacional 02 do Guará - DF e o alto índice de retenção dos alunos
Autor(es): Silva, Railce da
Orientador(es): Santos, Rita Silvana Santana dos
Assunto: Reprovação escolar
Currículo escolar
Fracasso escolar
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 23-Mar-2015
Referência: SILVA, Railce da. A relação entre a proposta curricular do Centro Educacional 02 do Guará - DF e o alto índice de retenção dos alunos. 2013. 42 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A proposta curricular de uma escola revela a causa de muitos problemas que ocorrem em seu interior. Se a escola, por exemplo, não tem bem definida a sua concepção curricular, ou seja, a definição de currículo que norteia o trabalho dos professoresestácontribuindo com uma desorganização capaz de influenciar no seu índice de reprovação. O objetivodesse trabalho foi identificar a relação existente entre a proposta curricular doCentro Educacional 02 do Guará –DFcom o alto índice de retenção dos alunos.Em 2011,o problema de reprovação escolar se agravou nessa escola, pois o número de alunos reprovados,deacordo com o documento anual -Movimento e rendimento escolar/resultado final -em todas as séries, exceto no terceiro ano do Ensino Médio,foi maior que o número dos alunos aprovados sem dependência. Com esses baixos resultados obtidos,ao final de cada ano letivo,uma pergunta surgiu: Qual seria a causa do número elevado de alunos reprovados no Centro Educacional 02 do Guará -DF? Essa pesquisa se baseou em um palpite e transformou esse palpite emuma situação problema a ser investigada-existe relação entre a proposta curricular do Centro Educacional 02 com a reprovação dos alunos?As respostas encontradas por meio das investigações realizadas conseguiram provar que por mais que os fatores externos à escola interfiram nosseus baixosresultados, os fatores intra-escolares entre eles o currículo é tambémresponsável pela grande quantidade de alunos reprovados nesta escola.A comprovação dos fatos descritos foi possível por meio da análise dos dados colhidos na entrevista realizada com os alunos, no questionário aplicado aos professores, nas observações ocorridas durante asreuniões pedagógicas com os professores etambém pela análise dos quadros de Movimento e Rendimento escolar –Resultado final de 2008 a 2011, na secretariada escola.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons