Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9997
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MoemaTaynaraTorresFerreira.pdf529,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Articulação do combate à violência sexual contra crianças e adolescentes : o papel do comité gestor do Programa Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil no Território Brasileiro – PAIR
Autor(es): Ferreira, Moema Taynara Torres
Orientador(es): Medeiros, Janann Joslin
Assunto: Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil no Território Brasileiro (PAIR)
Violência sexual
Crime sexual contra a criança
Crime sexual contra o adolescente
Data de apresentação: 18-Dez-2013
Data de publicação: 20-Mar-2015
Referência: FERREIRA, Moema Taynara Torres. Articulação do combate à violência sexual contra crianças e adolescentes: o papel do comitê gestor do Programa Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil no Território Brasileiro – PAIR. 2013. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este relatório é resultado de pesquisa que teve por objetivo analisar o sistema de monitoramento, desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), para acompanhar e desenvolver ações no Programa Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente (PNEVSCA) e dentro deste, no Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil no Território Brasileiro (PAIR). Por meio da observação participante, pesquisa documental e entrevistas foi possível verificar se o sistema de monitoramento auxilia na etapa de controle no PAIR e se, de fato, ele permite um acompanhamento da articulação em rede (relação institucional entre diferentes organizações), verificando a conformidade entre planejamento e execução. Para se chegar ao resultado final, foram utilizados instrumentos como: cartilhas explicativas das etapas do programa, as quais descrevem cada etapa a ser alcançada, o que permitiu a identificação do papel da equipe da SDH; relatório específico de projeto executado na área de fronteiras do país que permitiu uma visão do arranjo do sistema de monitoramento; sistema específico de prestação de contas utilizado também como principal modo de monitoramento. A partir disso, foi possível verificar que o sistema de monitoramento do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil no Território Brasileiro, com enfoque nas regiões de fronteira do Brasil, é carente de um processo sistêmico de monitoramento, sendo este realizado concomitantemente a outros processos exercidos por uma só equipe.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2013.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons